• 11/09/2021
  • por Resenha Politika

Ceará

Fortaleza registra queda de 75% na média móvel da Covid-19 em duas semanas

Fortaleza registra queda de 75% na média móvel da Covid-19 em duas semanas

A redução de casos reflete a baixa proporção de positividade das amostras de exames do tipo RT-PCR processadas entre os dias 3 e 9 de setembro, quando o índice ficou em 4,0%. Na prática, isso significa que a cada 100 testes realizados na rede pública durante o período analisado, somente quatro apresentavam resultado positivo para a Covid-19. No relatório, a SMS destaca que a cidade atravessa uma contínua redução dos novos registros diários da infecção, que se mantém, sem oscilações, desde maio último. Desde o início da pandemia, o maior número de casos (2.280) e a maior média móvel (1.646 casos) haviam sido registrados, respectivamente, nos dias 1 e 6 de março de 2021, no pico de contaminações da segunda onda.

Apesar da queda nos registros de infecção, houve uma pequena oscilação de alta na média móvel de óbitos, que passou de 0,9 para 1,1 nos últimos quatorze dias, segundo o boletim. Em termos percentuais, houve um aumento de 22% no índice. Apesar do aumento, o documento destaca que a cidade vive um cenário de baixa mortalidade em decorrência. ”Em períodos de baixa mortalidade, pequenas diferenças representam percentuais significativos sem que tenham necessariamente relevância epidemiológica”, justifica o relatório.

No acumulado de agosto, a média móvel da pandemia na Capital fechou em 1,2 caso, a menor desde o começo da pandemia. O mês também teve o mais baixo número de mortes (36). O boletim enfatiza que a melhora nos indicadores “é potencializada pela vacinação de um grande contingente populacional”.

Comentários