• 31/10/2019
  • por Resenha Politika

ALPB

Frente Parlamentar quer instalação de CPI para apurar derramamento de óleo nas praias paraibanas

Frente Parlamentar quer instalação de CPI para apurar derramamento de óleo nas praias paraibanas

A Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se reuniu, nesta quinta-feira (31), para debater mais uma vez o Plano Nacional de Contingenciamento para enfrentamento de catástrofes ambientais, como o derramamento de óleo que atinge as praias paraibanas e da região Nordeste. Esse foi o segundo encontro da Frente para discutir a problemática e reuniu representantes da Sudema, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado, Ministério Público Estadual (MPPB), Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo, Transpetro, ICMBio, IBAMA, IFPB e outras entidades.

A presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, a deputada Estela Bezerra, afirmou que a Frente vai preparar uma carta, feita em conjunto com as organizações presentes, pedindo que o Consórcio de Governadores do Nordeste tenha uma estratégia na forma como eles vão tratar a economia, já que o turismo na região Nordeste é mais forte no litoral. O objetivo da carta também é contribuir para a discussão do assunto. A deputada Cida Ramos e superintendente do Ibama na Paraíba, Arthur Navarro, também participaram do debate.

“É uma ação colaborativa, pois todos nós nos sentimos ameaçados. É obrigação da Frente reunir as entidades e órgãos para que tenhamos uma discussão ampla. Nosso objetivo é contribuir para que a Paraíba e o Nordeste tenham o devido contingenciamento, além da cobrança e transparência nas ações executadas. Queremos também ampliar a consciência ambiental. Foi a nossa segunda reunião e acredito quer vamos conseguir obter resultados”, destacou Estela Bezerra.

Os representantes do Corpo de Bombeiros da Paraíba explicaram que está sendo feito um monitoramento diário, com embarcações e trabalho terrestre, no litoral paraibano para impedir que o óleo possa chegar, principalmente ao Litoral Sul. Os bombeiros também estão mergulhando em áreas que possuem corais para averiguar a se existe a presença de óleo. “Sempre que a Marinha recebe denúncias nós já estamos acionados”, disse a Coronel Sabrina.

A Frente também pretende encaminhar a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa Legislativa para discutir as causas e consequências do desastre ambiental na Paraíba.

Comentários