• 18/08/2020
  • por Resenha Politika

Fundação

Fundac lança concurso de redação para socioeducandos

Fundac lança concurso de redação para socioeducandos

Em alusão aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio da Diretoria Técnica/Eixo Educação, vai realizar o I Concurso de Redação com o tema: “O esporte, a cultura e a arte no meu projeto de vida: uma experiência que mudou minha vida”, destinado a socioeducandos das unidades provisórias, de internação e semiliberdade.

No edital 01/2020, publicado nesta terça-feira (18), o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, informa que o I Concurso de Redação da Fundac tem por finalidade estimular o protagonismo dos socioeducandos por meio da escrita e da construção do conhecimento sobre o ECA como marco legal dos direitos e deveres de crianças e adolescentes como cidadãos na sociedade brasileira, dando maior ênfase ao acesso a esporte, cultura e arte no desenvolvimento de novos projetos de vida e transformação social. 
 
Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac, acredita que o Concurso de Redação é de suma importância para o público que a Fundação atende, tendo em vista que são adolescentes e jovens que ficaram afastados da escola por um tempo, e possuem certa dificuldade na leitura e na escrita. “Uma forma de incentivar e potencializar o exercício da reflexão, da escrita e da criatividade”, resumiu. 

De acordo com o cronograma, as inscrições serão realizadas de 24 a 31 de agosto de 2020 e serão recebidas, exclusivamente, por formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/Q7bbuJX8KCcXDA3Q9. A avaliação das redações inscritas acontecerá de 1 a 11 de setembro, e a divulgação das redações premiadas, no dia 17 de setembro. Já a solenidade de premiação está programada para o dia 30 de setembro.

Os participantes serão divididos em três grupos e concorrem dentro de cada um: Grupo I – Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano/Ciclos I e II da EJA); Grupo II – Séries Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano/Ciclos III e IV da EJA); Grupo III – Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio/Ciclos V e VI da EJA). Os estudantes dos grupos, cujas redações forem classificadas, concorrerão nas suas respectivas modalidades, dentro do grupo.
 
A seleção dos trabalhos concorrentes inscritos competirá a uma Comissão Julgadora composta por cinco membros da rede de garantia de direitos da criança e do adolescente e a premiação será de acordo com a modalidade, dentro do grupo, e de acordo com o ofertado em cada unidade socioeducativa. 
 
Os participantes do Concurso serão premiados da seguinte forma: Melhor redação (de todas as unidades) do grupo específico será contemplado com tablete. Já a segunda e terceira melhor redação (de todas as unidades) do grupo específico receberá videogame portátil com 400 jogos internos. Além disso, a Fundac promoverá a publicação das redações premiadas no Jornal Socializando, da Instituição.
 
“O Concurso é mais um marco importante para a Fundac já que teve socioeducandos premiados em vários concursos de redação, tanto em nível municipal como estadual. Uma forma de fortalecer potencialidades que muitos socioeducandos já possuem, onde a leitura do mundo precede a leitura da palavra, estimulando, assim, a autonomia dos estudantes”, enfatizou o coordenador do eixo Educação da Fundac.

Comentários