• 11/06/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

Genro de Silvio Santos em ministério tira poder de militares na comunicação do governo

Genro de Silvio Santos em ministério tira poder de militares na comunicação do governo

A recriação do Ministério das Comunicações e a escolha do deputado Fábio Faria (PSD-RN), genro de Silvio Santos, para comandar a pasta vai tirar a área da alçada do núcleo militar do Palácio do Planalto. A ideia, segundo aliados do presidente Jair Bolsonaro, é de “verticalizar” a comunicação do governo. 

Segundo aliados de Bolsonaro, a ideia de recriar o ministério surgiu não só para reorganizar toda a área de comunicação do governo --incluindo uma tentativa de nova relação do presidente com a imprensa--, mas também para tirar Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação, do guarda-chuva dos generais palacianos. 

A Secom, também responsável pela distribuição da verba publicitária do governo, estava até agora na estrutura da Secretaria de Governo, do general Luiz Eduardo Ramos. Agora, o governo vai transferi-la para o novo ministério. Até que a mudança seja efetivada, Wajngarten assume a função de secretário-executivo da pasta de Fabio Faria, que é genro de Silvio Santos, dono do SBT.

De acordo com relatos feitos à CNN, Wajngarten vinha perdendo a tinta na caneta para o núcleo militar e estava “batendo cabeça” com os generais, principalmente com o ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto. 

A expectativa é a de que, com a transferência da Secom para o Ministério das Comunicações, Wajngarten volte a ter mais autonomia para atuar --nesse cenário, sua boa relação com Faria é apontada como fundamental.

Comentários