• 04/02/2019
  • por Resenha Politika

Saneamento

Governador anuncia obras de esgotamento sanitário para São Francisco, Poço de José de Moura e mais 6 cidades

Governador anuncia obras de esgotamento sanitário para São Francisco, Poço de José de Moura e mais 6 cidades

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (4), que dará ordem de serviço para a execução de obras de esgotamento sanitário em oito cidades paraibanas: Boqueirão, São João do Cariri, Santo André, Juazeirinho, Aparecida, Poço José de Moura, São Domingos de Pombal e São Francisco. Os municípios receberão rede e estação de tratamento de esgoto, o que representa investimentos na ordem de R$ 20 milhões, por meio de parceria entre a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Funasa. O anúncio foi feito durante o programa Fala Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara e também por meio das redes sociais do Governo.

 

Para o governador João Azevêdo, as obras são relevantes porque levam mais qualidade de vida para os moradores das cidades contempladas. “Essas obras têm investimentos que favorecem e reduzem os custos na área de saúde, porque qualquer cidade que recebe um sistema de esgotamento sanitário tem seus índices de doenças, como, por exemplo, leptospirose e doenças de pele, sendo reduzidas. Então vamos dar ordem de serviço para estas oito cidades, complementando as ações que já estão sendo realizadas em outras localidades”, afirmou.

 

Ainda de acordo com João Azevêdo, o Governo do Estado continua com um foco muito grande em obras hídricas que precisam ser realizadas, “não só dentro do que entendemos ser sistema de saneamento, envolvendo desde abastecimento d’água, mas também esgotamento sanitário, construção de adutoras, para que a gente possa ter, para cada município, a possibilidade de fornecer água durante os 365 dias do ano”.

 

Ele ainda comentou que a segurança hídrica deve ser levada para todas as cidades e também para a população que vive no campo. “A segurança hídrica dos municípios você busca através de adutoras, entretanto, você tem que imaginar que a população paraibana está na zona urbana, mas também na zona rural e para estes que estão na zona rural é que mantemos um foco grande no programa Água Doce, que implanta dessalinizadores nas comunidades, e também no programa Água para Todos, que implanta rede de distribuição, perfura poços, coloca reservatórios e a população passa a ter abastecimento d’água”, falou o governador.

 

Neste mês de fevereiro, o programa Água Doce está com obras em processo de finalização em 15 localidades: Barra de Santa Rosa (Comunidade Brizios, Assentamento Serrote Verde e Sítio Riacho Fechado); Cabaceiras (Assentamento Serra do Monte); Camalaú (Roça Velha-Recuperação); Caraúbas (Distrito de Barreiras-Recuperação); Casserengue (Assentamento Santa Paula); Damião (Sítio Olho D’Água); Juazeirinho (Sítio Alto Grande); São José dos Cordeiros (Comunidade Serra da pelada); Soledade (Assentamento Santa Tereza); Sumé (Assentamento Tigre e Comunidade Pitombeira) e Tenório (Lagoa de Tenório e Serra da Gruta).

 

O Programa Água Doce busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.

Comentários