• 06/04/2021
  • por Resenha Politika

Imunização Covid-19

Governadores do Nordeste querem aplicar a Sputnik V em abril

Governadores do Nordeste querem aplicar a Sputnik V em abril

A liberação da Anvisa para uso no Brasil da vacina russa Sputinik V é considerada pelos governadores que integram o Consórcio do Nordeste a saída para a dependência integral do Brasil da importação de insumos da China, hoje necessários para a fabricação tanto da Coronavac quanto da Oxford/Astrazeneca.

Em conversa com a jornalista Christina Lemos, o governador do Piauí, Wellington Dias, que representará os gestores estaduais na reunião com a agência na tarde desta terça, declarou que “a não aprovação por parte da Anvisa é o único passo a ser vencido para entrega, ainda neste mês de abril, da vacina Sputinik, pronta para o Brasil”. O Consórcio do Nordeste contratou 37 milhões de doses da fórmula russa, que estariam prontas para a entrega. 

Comparecerá presencialmente ao encontro com o comando da Anvisa, além de Dias, representante técnico do fabricante da Sputinik V. “Hoje devemos, com a presença das partes, acertar as condições de autorização para importância da vacina ainda neste mês de abril”, declara o governador. A agência tem alegado que os russos não apresentaram a documentação necessária para a liberação do imunizante, que já é utilizado em 39 países, inclusive a vizinha Argentina. "A documentação que falta será resolvida, segundo o Fundo Soberano Russo", assegura Dias.

Comentários