• 14/05/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Governo da PB abre Semana Estadual da Luta Antimanicomial nesta terça

Governo da PB abre Semana Estadual da Luta Antimanicomial nesta terça

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Coordenação Estadual de Saúde Mental, promove, nesta terça-feira (15), às 8h, a abertura da VIII Semana Estadual da Luta Antimanicomial, que este ano tem como tema “A mesma luta para outro tempo”. A abertura será no auditório de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. O evento se prolonga até a sexta-feira (18), quando ocorre a tradicional marcha, saindo do Busto de Tamandaré, em Tambaú, para o Largo da Gameleira, em Manaíra, na capital.

O evento envolve parceria com 50 municípios paraibanos, cada um com sua programação e o mesmo objetivo. “Estamos na defesa de um cuidado em liberdade para as pessoas com sofrimento psíquico e problemas de saúde decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas”, reforçou a coordenadora de saúde mental da SES, Shirlene Queiroz.

Este ano, a luta antimanicomial completa 31 anos. Foi instituída no ano de 1987, durante encontro de trabalhadores de saúde mental, em Bauru, São Paulo. “A luta se mantém firme no ideal de uma sociedade que não tenha manicômios. Lutamos para que cada vez mais exista investimento e garantias de cuidado na rede de atenção psicossocial”, disse Shirlene.

Programação dos municípios – A VIII Semana Estadual da Luta Antimanicomial acontece, simultaneamente, em 50 municípios do estado, com rodas de conversas, palestras, caminhadas, atividades dos Caps, envolvendo a Saúde e Educação dos municípios com panfletagens, apresentações teatrais e exibição de filmes sobre saúde mental.

Assessoria

Comentários