• 15/01/2020
  • por Resenha Politika

Saúde

Governo da PB divulga edital para Programa de Residência Médica em cardiologia, neurologia e clínica médica

Governo da PB divulga edital para Programa de Residência Médica em cardiologia, neurologia e clínica médica

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), divulgou nesta quarta-feira (15) edital dos três novos programas de Residência Médica. As inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro e as áreas contempladas são neurologia, cardiologia e clínica médica.

Uma taxa de R$ 400 é cobrada aos candidatos e os interessados podem se inscrever pelo link https://forms.gle/5dnyi8dT9xPF3m347 . As provas serão realizadas no dia 1º de fevereiro, no Centro de Ciências Médicas da UFPB, a partir das 9h. As atividades do programa iniciarão no dia 2 de março. O valor da bolsa é de R$ 3.300,00.

A diretora geral do Cefor, Vanessa Cintra, conta que as unidades de saúde sedes dos programas de Residência Médica são o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e o Hospital Geral da Polícia Militar General Edson Ramalho. “Porém utilizaremos toda a estrutura da Rede Hospitalar Estadual para formar esse profissional da melhor forma possível”, pontua.

Vanessa Cintra explica que as novas especialidades foram pensadas para suprir a carência de profissionais na Paraíba. “A prioridade é a formação de profissionais que atendam as demandas de saúde da população. Esse projeto da residência médica tende a crescer e aí, no futuro, a proposta é ampliar esses espaços de formação desses profissionais para o SUS”, afirma.

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.

O edital completo do programa de Residência Médica pode ser acessado no site oficial do Governo da Paraíba, no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-saude/editais-e-licitacoes.

Comentários