• 17/06/2020
  • por Resenha Politika

Agricultura

Governo da PB seleciona e orienta agricultores para acesso a programa de fomento rural

Governo da PB seleciona e orienta agricultores para acesso a programa de fomento rural

O Governo do Estado está selecionando e orientando agricultores em situação de extrema pobreza, residentes no semiárido, para acesso ao Programa de Fomento de Atividades Produtivas Rurais, do Governo federal, que neste ano passará de 400 famílias atendidas para 1.400, em 49 municípios de várias regiões. Cada família receberá a importância de R$ 2.400,00, dividida em duas parcelas, para investir em ação que vai gerar trabalho e renda. 
 
O Programa de Fomento de Atividades Produtivas Rurais é realizado pelo Governo federal na Paraíba por meio de convênio com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), que seleciona as famílias de agricultores a partir de inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, realiza visita presencial para saber do interesse no programa, faz a inscrição, acompanha e auxilia na sua implantação. O prazo de seleção seria até 31 de julho, mas foi prorrogado sem data para conclusão devido à pandemia. 
 
O programa contempla a criação de pequenos animais, cultivo de hortas, artesanato, produção de polpas e outras atividades, desde que seja no meio rural. “É uma ação que tem ajudado a mudar a condição de vida de muitas famílias e que, agora, terá esse aumento substancial”, comentou o presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães.
 
A nova fase do Programa vai até o ano de 2022, contemplando oito municípios: Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Princesa, Pombal, Itaporanga, Itabaiana e Guarabira.
 
Num reconhecimento ao trabalho do Governo da Paraíba no convênio anterior, que melhorou a qualidade de vida das pessoas atendidas pelo programa, nessa nova etapa foram incluídas mais mil famílias. Os recursos são repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDS, executado em parceria com o Governo do Estado. 

Comentários