• 03/10/2019
  • por Resenha Politika

Encontro

Governo promove encontro com secretários municipais de Agricultura

Governo promove encontro com secretários municipais de Agricultura

Mais de 200 secretários municipais de Agricultura da Paraíba se reuniram, nessa quarta-feira (2), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa. Na ocasião, foram discutidas políticas públicas estaduais voltadas para o setor, especialmente para a Agricultura Familiar Agroecológica.
 
Programas como o Tarifa Verde, Garantia Safra, Algodão, Selos, políticas de créditos para os agricultores junto ao Banco do Nordeste, certificação dos produtos da agricultura familiar, Lei do Queijo, além de outros projetos estruturantes como o Projeto Cooperar e o Procase, que estão sendo executados pelo governo através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, foram debatidos com os secretários presentes ao encontro.
 
Para o secretário estadual da Agricultura Familiar, Luiz Couto, “Esse encontro representou o compromisso, que o Governo do Estado tem para com o setor, temos responsabilidade com o trabalho dos agricultores precisamos levar os benefícios para todo Estado e queremos,  neste momento, alinhar com os secretários dos municípios tudo o que o Estado pode ajudar, nos reunimos aqui, hoje, para deixá-los a par dos programas e projetos e que eles transmitam aos agricultores como devem agir para não perder nenhum benefício, é neste sentido que decidimos debater as ações do Governo com eles”, ressaltou o Secretário.
 
Considerando que 222 municípios serão beneficiados com as ações que o Governo vem implantando para os agricultores com o projeto Cooperar, os secretários são a ponte para organizar os conselhos municipais e aproveitar a oportunidade de serem beneficiados com essa política importante que é principalmente o acesso à água.
 
“O Governo teve a sensibilidade de convidar os secretários e, tenho certeza, daqui eles saem com novos conhecimentos para serem implantados na prática em seus municípios. Avalio esse encontro como um assessoramento do Governo para com os secretários municipais de Agricultura. Hoje todos os temas foram discutidos, agora, é trabalhar”, disse Omar Gama, coordenador do Cooperar.
 
O coordenador do Procase, Aristeu Chaves, destacou que o Encontro reforça o compromisso com os agricultores. “Estamos na luta para renovar o trabalho do Procase no estado e o objetivo do Procase II é garantir que as nossas ações cheguem ao Sertão, aí sim, cumpriremos a nossa meta”, avaliou Aristeu.
 
No fim da tarde, um debate com os secretários, do qual participaram o secretário estadual da Agricultura Familiar e o gerente da Seafds, Eduardo Loureiro, deu início à criação do Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura. O intuito, segundo eles, é que a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar trabalhe todas as ações em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.
 
O secretário municipal de Agricultura de Picuí, Ranieri Ferreira, acredita que o encontro “Foi importante no sentido de levar aos agricultores do município programas oferecidos pelo Governo. Agora teremos muito trabalho pela frente” disse ele, acrescentando que no município existe uma secretaria bem estruturada e pronta para botar em prática os benefícios que o Estado disponibiliza. 
 
O secretário de Agricultura de Conceição, Edvaldo Vieira, que está à frente da pasta há alguns anos, diz que mesmo para os veteranos, o encontro trouxe conhecimento de programas que não estão sendo implementados em seu município. “Em Conceição, algumas parcerias com o Governo do Estado já existem, mas outras precisam ser feitas e transformadas em benefício para os produtores da região, por isso, classifico esse encontro como muito importante para todos nós”, pontuou.

Comentários