• 23/11/2020
  • por Resenha Politika

Declaração

Guedes minimiza chance de 2ª onda de covid e ataca críticos do governo

Guedes minimiza chance de 2ª onda de covid e ataca críticos do governo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, minimizou as chances de segunda onda de covid-19 no país. Em seu discurso no seminário sobre saneamento básico, na Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), ele também chamou de "narrativas" falsas as críticas contrárias às ações do governo durante a pandemia.

Guedes afirmou que apesar de não haver certeza empírica de uma segunda onda, ele disse que o governo saberia o que fazer caso ela ocorresse.

"A doença recuou? Sim. Houve aumento em uma duas semanas? Sim. Quer dizer que a segunda onda chegou? Não, quer dizer que as pessoas começaram a sair de casa", afirmou o ministro, que chamou de "repique" da covid a elevação do número de casos.

Ele afirmou que pessoas que não são especialistas em saúde têm decretado que já é hora de "trancar todo mundo" novamente. "Eu não vou opinar nessa área de saúde. A doença cedeu substancialmente e a economia se recuperou extraordinariamente bem. Brasil e China foram as economias que voltaram com mais velocidade."

Segundo Guedes, o Brasil perdeu até o momento 500 mil postos de trabalho. "E vamos continuar recuperando empregos até o fim do ano", garantiu.

"As falsas narrativas se dissolvem diante dos fatos. Todas as regiões do país estão criando emprego, a economia voltou em V como nós esperávamos."

Ele citou que o país criou 500 mil empregos em julho, 250 mil em agosto e 313 mil em setembro. "Não acredito que vá continuar nesse ritmo acelerado, a tendência é que reduza um pouco [o ritmo]".

Comentários