• 18/02/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Hospital Universitário de Cajazeiras retorna com as cirurgias eletivas

Hospital Universitário de Cajazeiras retorna com as cirurgias eletivas

O Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG) vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) informa sobre a conclusão da reforma do Centro Cirúrgico na última segunda-feira, 14 de fevereiro. As cirurgias foram retomadas desde ontem, dia 15/02/2022.

O centro cirúrgico encontrava-se em reforma em busca de melhorias e ampliação. A reforma contemplou reparos exigidos pela vigilância e RDC vigente, bem como ampliação do bloco, com a construção de uma nova sala de cirurgia, ampliação da sala de pequenos procedimentos e melhorias na estrutura de ensino, bem como da sala de estudos.

O HUJB apresenta avanços em sua estrutura física e parque tecnológico, visando aumentar sua complexidade e resolutividade, tendo como base os preceitos de hospital universitário que tem como proposta uma atenção especializada de média e alta complexidade  na assistência prestada a população, e a formação de profissionais, uma vez que somos uma instituição escola, que busca ensinar para transformar o cuidar.

Como se submeter a uma cirurgia neste Hospital?

A CREC (Central de Regulação de Exames e Consultas do Município de Cajazeiras), em pactuação com os outros municípios que compõem a 9° Regional de Saúde da Paraíba, é responsável pela gestão das agendas enviadas pelo Núcleo Interno de Regulação/HUJB para as especialidades requeridas. Os agendamentos são recebidos via sistema CMR (Central de Marcação e Regulação) e importadas para o AGHU.

Após avaliado pelos médicos e sendo apto a cirurgia, o usuário entra na fila de espera para a realização do procedimento, através do acompanhamento do NIR (Núcleo Interno de Regulação). Informamos ainda que todos os esforços estão sendo feitos para que o paciente aguarde o mínimo possível, priorizando os casos que necessitam de maior brevidade, respeitando o princípio de equidade.

Sobre a Rede Ebserh 

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Elthon Ribeiro – Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh

Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Comentários