• 09/10/2020
  • por Resenha Politika

Saúde

HRC e Maternidade de Cajazeiras emitem nota e repudiam notícia falsa sobre causa de morte de gestante

HRC e Maternidade de Cajazeiras emitem nota e repudiam notícia falsa sobre causa de morte de gestante

A direção do Hospital Regional de Cajazeiras e da Maternidade Deodato Cartaxo emitiu nota no final da tarde desta sexta-feira (9) para negar qualquer negligência médica diante do caso que acarretou na morte de uma gestante. 

Nota de Esclarecimento

Antes de quaisquer informações a serem repassadas à imprensa acerca do óbito de uma paciente, ocorrido na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, vimos externar o nosso profundo pesar, ao passo que nos solidarizamos com a família enlutada, pela precoce perda da jovem paciente em questão. Que Deus lhe conceda o descanso  eterno! 

Na manhã desta sexta feira (09/10/2020), fora veiculada uma matéria através de um determinado portal de notícias, da cidade de Cajazeiras, trazendo uma denúncia que narra um suposto ato de negligência médica, havido na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, informação esta que não é de modo algum, condizente com a verdade dos fatos. 

A notícia relatava que uma paciente/gestante, teria dado entrada na unidade, apresentando um quadro de hemorragia e citava também que a equipe plantonista, teria recomendado que a gestante retornasse à sua residência, o que teria culminado com a sua morte. Tal informação também tem não procedência. 

É necessário o devido esclarecimento de que a paciente citada, era portadora de problemas sociais, sendo resistente ao tratamento adequado e, principalmente, resistente aos efetivos e essenciais cuidados durante o período gestacional, e que não vinha realizando de forma satisfatória, o pré-natal. A paciente chegou à unidade, com um quadro de descolamento de placenta. Considerando se tratar de uma região altamente vascularizada, fora gerado um quadro  hemorrágico intenso.

A paciente de pronto fora levada ao bloco cirúrgico, para a realização do procedimento de cesárea. Posteriormente, devido à gravidade do quadro clínico da paciente, esta fora encaminhada para a UTI do HRC. Horas depois, outra intervenção  cirúrgica fora realizada a fim de conter o sangramento e infelizmente não houve êxito por parte da equipe médica, fato que findou por levar a  paciente à óbito. 

A genitora da paciente, embora muito abalada com a situação, fez questão de comparecer pessoalmente à unidade no dia de hoje, com o objetivo de agradecer pelo atendimento prestado à sua filha, e reforçou sobre o compromisso da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, bem como de toda a equipe de profissionais que  atuam no Hospital Regional de Cajazeiras, para com a vida de seus pacientes.

Quanto à criança, informamos que esta segue em processo de evolução, e até o momento vem, sendo assistida pela equipe da Unidade de Cuidados Intermediários - UCIN, pelo fato de haver nascido de modo prematuro.

A Direção do Hospital Regional de Cajazeiras, se coloca à disposição para quaisquer outros eventuais esclarecimentos.

Comentários