• 09/12/2019
  • por Resenha Politika

Cajazeiras

HUJB atende 180 homens em ação de prevenção ao câncer de próstata

HUJB atende 180 homens em ação de prevenção ao câncer de próstata

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e filiado à Rede Ebserh, realizou durante o último mês, uma série de atividades alusivas à campanha Novembro Azul, mês mundial de referência para cuidados com a saúde da população masculina, em especial, ações de prevenção e de diagnóstico do câncer de próstata. Foram atendidos 180 homens (pacientes e colaboradores do hospital e da UFCG) que realizaram procedimentos de exame clínico com toque retal, ultrassom de vias urinárias e exames laboratoriais.

Houve ainda atividades de esclarecimento, em sala de espera no ambulatório de urologia, sobre temas relacionados a saúde integral do homem envolvendo a comunidade acadêmica e profissionais do HUJB.

O encerramento das atividades aconteceu com a realização do I Painel pela Saúde Integral do Homem, realizado no auditório da UFCG, com as palestras “Saúde do Trabalhador: Síndrome de Burnout”, ministrada pelo médico do trabalho Osvaldo Martins Filho, “Abordagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis no Homem”, ministrada pelo infectologista Ramiro Moreira, e “Saúde Integral do Homem com ênfase no Rastreamento do Câncer de Próstata”, ministrada pelo urologista Petrônio Eduardo.

Sobre a campanha

 

O Novembro Azul, é o mês mundial de referência para cuidados com a saúde da população masculina. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames, que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O tema utilizado pela Sociedade Brasileira de Urologia para divulgação da campanha deste ano foi o “Seja Herói da Sua Saúde” que objetivou incentivar uma maior adesão dos homens aos serviços de saúde.

 

Comentários