• 17/09/2021
  • por Resenha Politika

Mudanças

IFPB se posiciona contrário ao reordenamento

IFPB se posiciona contrário ao reordenamento

O Conselho Superior do IFPB, em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (17), acatou a recomendação indicada pelo Colégio de Dirigentes deliberando pelo posicionamento do IFPB em contrário ao reordenamento da Rede Federal, proposto pelo MEC.

O reitor Nicácio declarou que, com essa decisão, encerram-se as discussões internas acerca do tema. “Vivemos um grande momento de democracia acadêmica nos últimos dias. Após um conjunto de audiências públicas, envolvendo os órgãos colegiados como o CODIR  e o CONSUPER, a voz majoritária da Instituição rejeitou a proposta de reordenamento do IFPB”, prosseguiu o reitor, enfatizando: “Espero que a autonomia do IFPB seja respeitada pelo MEC. No âmbito do Instituto Federal da Paraíba, este assunto está encerrado”.

A relatoria do processo ficou a cargo do professor Sabiniano Araújo que contextualizou a proposta e todo o processo de discussões internas, ressaltando, também, a ausência de documentos balizadores para opinar sobre a matéria. Segundo o seu relato, inexiste um projeto ou estudo que possam delinear a reorganização pretendida e mensurar os eventuais ganhos para a sociedade em geral. O voto do relator, em consequência, foi no sentido de que o Conselho Superior seguisse a recomendação do CODIR e se posicionasse contrário à propositura do Ministério da Educação.

Após a relatoria, alguns membros do CONSUPER fizeram uso da palavra, a exemplo do Reitor do IFRN, Professor José Arnóbio, que é o representante do MEC no Conselho. O professor Arnóbio acompanhou o voto da relatoria e explicou que o IFRN também está passando por uma situação semelhante. “Acredito que esse momento não é o mais adequado para que a educação profissional faça um movimento desse de forma tão precipitada”.

O Secretário de Educação da Paraíba, Claudio Furtado, argumentou que essa proposta precisa de um maior amadurecimento e que também deve ser acompanhada de melhorias na estrutura física e de pessoal. Ele lembrou o processo de desmembramento da UFPB com a criação da UFCG, que veio acompanhado de um projeto de expansão e assim deveria ser com o IFPB.

Vários membros que fizeram uso da palavra enalteceram a recomendação do CODIR e parabenizaram os trabalhos da relatoria e da gestão do IFPB frente às discussões com a comunidade. A proposta foi aprovada por unanimidade, representando o sentimento de toda a Comunidade Acadêmica.

O Conselho Superior do IFPB é composto por representantes dos campi, dos docentes, dos técnico-administrativos, dos discentes, dos egressos, das entidades de trabalhadores, de entidades patronais, do governo do Estado, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes.

O reitor do IFPB e presidente do CONSUPER, Nicácio Lopes, ressaltou que, desde que recebeu a notícia sobre o reordenamento, em reunião no Ministério da Educação, no começo do mês de setembro, procurou apresentá-la de forma transparente e democrática à comunidade, por meio da constituição de uma comissão para sistematizar o diálogo e assim subsidiar de forma responsável o posicionamento do IFPB. “A Reitoria sempre respeitou o sentimento da comunidade. Haja vista a exiguidade de tempo e considerando que estamos diante de uma proposta densa, estrutural, profunda que mexe com a vida das pessoas, a Reitoria acionou os canais de diálogo com todos os segmentos. O IFPB segue em frente”, concluiu o reitor Nicácio.

Comentários