• 06/03/2019
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Infectologista alerta para aumento nos casos de viroses nos meses de março, abril, maio e junho e fala sobre prevenção

Infectologista alerta para aumento nos casos de viroses nos meses de março, abril, maio e junho e fala sobre prevenção

Atchim! Um espirro pode ser algo bem comum, mas em época de meses chuvosos é preciso estar atento aos sinais devido à presença das tão famosas viroses, termo bem comum nas urgências e emergências de diversas unidades médicas.
 
Apesar do termo ser conhecido das pessoas, ainda há muita dúvida sobre o que, de fato, é uma virose. O médico infectologista do Sistema de Saúde Hapvida de João Pessoa, Fernando Chagas, explica que as viroses nada mais são do que “estar acometido por vírus e este, por sua vez, manifestar sinais e sintomas”.
 
O especialista explica também que em meses chuvosos, como março, abril, maio e junho, proporcionam maior aglomeração de pessoas em espaços fechados e quanto mais gente em um determinado local, maior a probabilidade de transmissão de vírus, que tanto pode ocorrer por vias respiratórias quanto pelo toque.
 
Entre as principais viroses estão as que costumam provocar dores de cabeça, febre entre 38.5 e 39 graus, dores no corpo, articulações e, em alguns casos, também causam manchas na pele. Já os vírus respiratórios causam coriza, tosse secreção e, às vezes, garganta inflamada. “Dependendo do vírus a cura ocorre com o tempo e medidas são tomadas apenas para amenizar o sofrimento. Por exemplo, está com dor de cabeça, toma remédio; está com coriza, lava a narina”, esclarece o especialista.
 
Prevenção – O infectologista Fernando Chagas explica que é possível prevenir a virose de formas simples. “É importante em época de chuvas evitar lugares aglomerados, sempre lavar bem as mãos, buscar não colocar as mãos nos olhos e bocas quando estiver andando pelas ruas. Outra forma para prevenir as viroses é o cuidado ao manusear o menu dos restaurantes, já que é algo que transita pela mão de muitas pessoas”, diz.
 
O especialista lembra também sobre a importância da higienização dos aparelhos celulares como mais uma forma de se evitar as viroses. “É sempre bom lavar a capinha do celular com água e sabão pelo menos uma vez na semana, e também passar um pouco de álcool 70% na tela” e acrescenta: “são medidas simples, mas que provocam um grande impacto positivo quando essas atitudes são colocadas em prática”.
 
Tratamento – Os tratamentos para viroses são destinados para cura dos sintomas, pois raros vírus possuem tratamento específico. Nesse caso, temos como exemplo o vírus do HIV, Hepatite B e C. “Os vírus mais comuns são autolimitantes e por isso não se desenvolveu medicamentos para um tratamento direto porque já há a cura dos sintomas, diferentemente do que ocorre com o vírus da Aids”, explica Fernando Chagas.
 
Incidência – O especialista ressalta, ainda, que os grupos de pessoas mais acometidas pelas viroses são as crianças e os idosos. Já os jovens costumam ser mais acometidos pelos vírus que atacam as vias respiratórias.
 
O médico aproveita para lembrar que “virose é um universo. Existem vírus mais perigosos e que não há cura, como os vírus transmitidos sexualmente, a exemplo do HIV e Hepatite B. Os vírus que tratamos também podem possuir um quadro clínico mais grave, como meningites virais, nesse caso, há o tratamento. Porém, é preciso estar atento aos sintomas que surgem e, assim, poder passar por uma avaliação especializada”, conclui.
 

Comentários