• 13/03/2020
  • por Resenha Politika

TEMPO

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para toda a Paraíba

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para toda a Paraíba

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, de perigo e de perigo potencial, em virtude de previsão de chuvas intensas para os 223 municípios da Paraíba. Os avisos, feitos na manhã desta sexta-feira (13), segue até as 10h deste sábado (14).

Leia também: Asfalto cede em trecho da BR-230 e pista é interditada

No caso do alerta de perigo, são afetados municípios do Litoral, Zona da Mata, Brejo, Agreste, Cariri, Seridó e Sertão. O Inmet indica que podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos (60-100 km/h).

Conforme a previsão, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já no caso do alerta de perigo potencial, são afetadas cidades do Brejo, Agreste, Cariri, Seridó e Sertão. O Inmet indica que podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (40-60 km/h).

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nas duas áreas envolvidas, o instituto aconselha que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Também não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

No caso de perigo, o Inmet pede ainda que, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. No de perigo potencial, evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Portal Correio

Comentários