• 22/09/2019
  • por Resenha Politika

Educação

Inscrições para 3.670 vagas em cursos técnicos no IFPB começam nesta segunda-feira

Inscrições para 3.670 vagas em cursos técnicos no IFPB começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (23) as inscrições para 3.670 vagas em diversos cursos técnicos em todos os campi do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 31 de outubro para o ingresso no primeiro semestre de 2020.

A seleção será feita a partir de análise do desempenho escolar dos candidatos. Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponibilizado no endereço https://estudante.ifpb.edu.br/ , anexando o Histórico Escolar ou documento equivalente.

O candidato pode escolher entre os 89 cursos ofertados nos eixos tecnológicos de: ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, recursos naturais e segurança.

Podem se inscrever para os cursos técnicos integrados estudantes que terminaram ou estão terminando o ensino fundamental. Para esta modalidade são ofertadas 2.380 vagas. Já para os cursos técnicos subsequentes, cuja oferta é de 1.230 vagas, podem se inscrever aqueles que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio. Há ainda a seleção para o curso técnico subsequente em instrumento musical com 60 vagas para os campi de João Pessoa e Monteiro.

O IFPB reserva 50% das vagas ofertadas para candidatos egressos de escolas públicas. Há ainda um percentual voltado para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, pessoas com deficiência, pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.

As vagas são para os campi de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa.

O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para ser divulgado dia 18 de novembro.

Comentários