• 02/07/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Internações por Covid do Complexo de Patos nos 6 primeiros meses deste ano supera o quantitativo de 10 meses de 2020

Internações por Covid do Complexo de Patos nos 6 primeiros meses deste ano supera o quantitativo de 10 meses de 2020

O relatório de prestação de serviços do setor Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) atesta que entre março de 2020, quando começaram os atendimentos na unidade de pacientes com sintomas de síndrome respiratória sugestiva para o coronavírus, e dezembro do ano passado a unidade registrou a internação de 1.052 pessoas.

Já nos primeiros seis meses deste ano, contabilizando as internações de janeiro a junho somente no setor de isolamento Covid, esse quantitativo foi superando em 39 casos, totalizando mais 1.091 internações. Somando todos os 16 meses, o hospital totaliza 2.143 internações. Neste período houve 1.283 altas e 726 óbitos, dos quais 400 deles ocorridos no primeiro semestre deste ano.

Um dos hospitais referência da rede estadual de saúde para casos de coronavírus no sertão paraibano, o Complexo tem, atualmente, 32 leitos de UTI Covid e 46 leitos de Enfermarias Clínicas destinadas, exclusivamente, para pacientes com Covid-19, sendo que 12 destes leitos de enfermaria foram abertos para dar suporte ao atendimento prestado pelo Complexo e estão disponibilizados no Hospital Infantil Noaldo Leite. 
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembra que o empenho, competência e dedicação da equipe multidisciplinar que atua no setor Covid da unidade tem contribuído muito para que a maioria dos casos atendidos na unidade tenha uma evolução positiva, mas alerta para o aumento significativo de casos de doentes que precisaram de internação este ano. “Nos dez meses de 2020 contabilizamos menos internações que entre janeiro e junho deste ano, o que demonstra o crescimento dos casos de doentes que precisaram se internar”, destaca ele, lembrando que as novas cepas contribuíram para o crescimento e agravamento de casos de Covid.

A coordenadora do setor de Fisioterapia da unidade, Thaysa Nóbrega, lembra um dado interessante recente que foi o número de pacientes extubados em junho.

“Contabilizamos em junho um total de 33 extubações de pacientes, dos quais 18 deles estavam sob cuidados especiais na UTI. Essa retirada do paciente da ventilação mecânica invasiva para a respiração normal é um procedimento muito importante, pois ele simboliza a luta cotidiana de todos nós para salvar vidas, já que a extubação de um paciente é uma ação determinante para o desfecho clínico e simboliza também o êxito do trabalho de uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas”, afirma Thaysa. Segundo ela, neste dia 02 de julho, mais três pacientes foram extubados pela equipe. “A cada extubação, nós renovamos nossas esperanças e reforçamos nossa fé em dias mais traquilos”, diz ela.

Comentários