• 01/02/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Jejum intermitente virou ‘dieta da moda’, mas só deve ser feito com acompanhamento, diz especialista

Jejum intermitente virou ‘dieta da moda’, mas só deve ser feito com acompanhamento, diz especialista

Uma simples busca na internet possibilita o acesso a uma série de “receitas” sobre como realizar o jejum intermitente, que virou a dieta da moda para perder peso. Segundo a nutricionista do Hapvida em João Pessoa, Sonalle Carolina, ele é um tipo de protocolo que se baseia em períodos cronometrados sem se alimentar e só deve ser feito com orientação e acompanhamento.
 
A nutricionista explica que existem diferentes tipos de uso do jejum, como em dias alternados ou por alimentação com restrição de tempo. Mas ressalta que é necessário o acompanhamento de um profissional especializado. “Isso para definir qual melhor estratégia a ser realizada para cada indivíduo, avaliando suas necessidades, dificuldades, cultura alimentar e comorbidades associadas”, esclarece.
 
A especialista afirma que embora não existam estudos clínicos suficientes que relacionem o exagero na alimentação ao uso de jejum intermitente, alguns estudos atuais sugerem que essa estratégia pode ser utilizada em pacientes para melhoria da perda de peso e da saúde metabólica. Não sendo necessário ser realizada após exagerar na alimentação.
 
Cuidados – Sonalle explica que como se trata de períodos com restrição alimentar, deve-se ter cuidado na hidratação bebendo bastante água, na quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo para não ocorrer desnutrição ou fraqueza muscular. De acordo com a profissional, esta conduta pode ainda alterar o humor e a capacidade de concentração causando ansiedade e irritação. “A escolha dos alimentos para realizar a quebra do jejum também é de suma importância, pois não se pode utilizar qualquer alimento para essa finalidade”, alerta.
 
Efeitos Colaterais – Como para toda ação há uma reação, o mesmo ocorre em relação ao jejum intermitente. Isso quer dizer que a realização desta dieta possui seus efeitos colaterais, que podem ser queda ou enfraquecimento do cabelo, constipação intestinal, osteoporose, anemia, desidratação, ansiedade e compulsão alimentar.
 
A nutricionista afirma ainda que é importante ressaltar que refeições fracionadas fazem com que o paciente opte por porções menores e mais saudáveis, o que favorece hábitos alimentares equilibrados. “Para um emagrecimento saudável é imprescindível considerar o estilo de vida como um todo e não apenas a alimentação isolada”, frisa.

Comentários