• 09/12/2019
  • por Resenha Politika

Polícia

João Azevêdo participa de recepção aos novos integrantes do Curso de Formação de Soldados

João Azevêdo participa de recepção aos novos integrantes do Curso de Formação de Soldados

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (9), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da solenidade de recepção aos novos integrantes do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Paraíba e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A segunda turma dos aprovados no concurso para a PM e CBM foi convocada, por meio do Diário Oficial do Estado, na edição do dia 6 de novembro deste ano. Além de João Pessoa, os 587 alunos farão os cursos de formação em Sousa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Cajazeiras e Sumé. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o governo cumpre mais um compromisso com a segurança e desejou sucesso aos novos alunos. “Vocês estão entrando em uma das instituições mais respeitadas do país. O curso que será iniciado agora não é fácil, exigirá muito trabalho e compromisso para enfrentar desafios, mas permitirá que homens e mulheres deem continuidade ao trabalho da segurança pública no estado. Meu desejo é de que vocês atinjam seus objetivos de ingressar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, dedicando a vida a uma carreira que representa comprometimento com o povo, que merece o nosso respeito”, frisou. 

Ele também destacou os esforços da gestão para assegurar o fortalecimento das ações na segurança pública. “Apesar de um cenário econômico desfavorável nacionalmente, temos um olhar diferenciado na área, fazendo promoções nas Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, além de investimentos em tecnologia e equipamentos para que a gente possa prestar um serviço cada vez melhor à sociedade. Os números demonstram o compromisso de homens e mulheres e que a segurança é uma política pública importante para o governo, tanto que alcançamos o melhor ano do programa Paraíba Unida pela Paz, reflexo da determinação de cada um”, acrescentou. 

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, enalteceu o trabalho conjunto das forças de segurança para assegurar um atendimento de qualidade à população. “Nós tivemos o melhor ano da última década na segurança, com 222 mortes a menos em relação ao mesmo período do ano passado e esse é mais um reforço e demonstra a atenção do governador João Azevêdo com o nosso segmento. Na semana passada, 520 policiais e bombeiros já foram colocados nas ruas para as operações de fim de ano e carnaval e essa nova turma será capacitada para nos ajudar no combate à criminalidade, reforçando a estrutura que já temos hoje”, comentou. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, evidenciou a importância da convocação da nova turma de concursados para o fortalecimento da instituição. “Isso representa mais um avanço e agradecemos ao governador por oportunizar mais um momento de formação, o que é fundamental para nós, dando as condições para renovarmos os nossos quadros”, falou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo, desejou êxito na carreira dos novos militares. “A profissão exige dedicação, comprometimento e operacionalidade e temos orgulho de recebê-los, tendo a certeza de que vamos capacitá-los da melhor forma possível. Nós temos o sistema de segurança mais bem avaliado do país, uma instituição centenária, de credibilidade e que atua com afinco e ética  para proteger a sociedade”, declarou. 

O aluno Francisco Morais afirmou que o momento representa a realização de um sonho. “Desde criança, quando via um carro da polícia ou um policial, eu pensava em desempenhar essa função e estou muito feliz e procurarei honrar essa instituição, que é a nossa Polícia Militar”, disse.

“Eu estou muito feliz de poder servir à sociedade da Paraíba e já estou na expectativa de estar nas ruas e prestar serviço à população”, comentou Diego Queiroga. 

O curso de formação terá duração de um ano e quatro meses, em média, e cerca de 1.900 horas/aulas de preparação, com 51 disciplinas divididas em quatro módulos de instruções práticas e teóricas, a exemplo de polícia comunitária; atuação policial frente a grupos vulneráveis, atendimento às mulheres em situação de violência, defesa pessoal, tiro defensivo, direitos humanos aplicados, penal, penal militar, processo penal, entre outras disciplinas. 

O deputado federal Wilson Santiago, deputados estaduais e auxiliares do Governo do Estado participaram do evento. 

Comentários