• 02/02/2021
  • por Resenha Politika

Opinião

João e seu audacioso combate a bandidagem - por Fabiano Gomes

João e seu audacioso combate a bandidagem - por Fabiano Gomes

Apresentei, durante longos dez anos, programas na TV paraibana voltados à cobertura da segurança Pública de nosso Estado.

O mais duradouro foi o Correio Manhã. E todos os dias ao chegar para colocar a maquiagem eu já perguntava à minha querida e competente produtora Juliana Bandeira: Quantos foram nessa madrugada?

Ela já sabia que me referia às explosões de bancos pelas gangues da dinamite que todos os dias faziam a ‘festa’ na nossa insegura Paraíba.

Depois, passei a apresentar o Cidade Alerta. No fim do dia e início da noite os arrombamentos a bancos já estavam esgaçados e daí mostrávamos no ar uma enxurrada de roubos.

Chegamos a 2021, e o anuário da Segurança Pública me surpreende. Aliás nem tanta surpresa, porque já sentíamos nas ruas e na própria pele um ar de calmaria.

João conseguiu um feito tentado por anos pelo seu antecessor Ricardo Coutinho: diminuir os crimes na Paraíba.

Só em 2020 a Paraíba registrou 47% de queda nos ataques a bancos. Isso mesmo, quase a metade. E nos roubos a redução foi de 23%.

Tem mais. Os feitos de João não acabam por aí. Os dados ainda mostraram 20% de redução nos roubos de furtos e veículos, recuperação recorde de 3.218 carros.

E outro dado animador para os paraibanos: foram desarmados 3.500 bandidos, além da quantidade expressiva na apreensão de quase 5 mil quilos de drogas e 17 mil prisões.

Só em 2020, as forças de segurança do nosso Estado realizaram 11 mil operações preventivas.

Não podemos obviamente colocar tudo isso na conta do governador, mas no passado quando algo da segurança dava errado a culpa era única e exclusivamente do Chefe do Executivo Estadual.

Sendo direto, quem escolheu a equipe para chegarmos a esses números foi João Azevêdo.

O fato é que o atual secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, não nos deixa nenhum pouco com saudades de Cláudio Lima.

Além de Jean, cabe agradecimentos ao comandante geral da Polícia Militar, o coronel Euller Chaves, como também a cada um que faz parte dos órgãos de Segurança Pública .

 

Comentários