• 04/12/2020
  • por Resenha Politika

Certame

Justiça concede liminar em ação proposta pelo Ministério Público e anula nomeação de concursados em Joca Claudino

Justiça concede liminar em ação proposta pelo Ministério Público e anula nomeação de concursados em Joca Claudino

O juiz Natan Figueiredo Oliveira, da 5ª Vara Mista de Sousa, atendeu pedido do Ministério Público estadual e determinou a suspensão do Edital de convocação dos candidatos aprovados no concurso público realizado pelo Município de Joca Claudino. Em consequência, foi determinada a imediata suspensão das respectivas investiduras/exercícios dos candidatos convocados, sob pena de multa diária a ser fixada pessoalmente à gestora para o caso de descumprimento.

A decisão liminar foi proferida nos autos da ação nº 0807677-13.2020.8.15.0371. De acordo com o MPPB, a atual gestora do Município de Joca Claudino, no dia 28/10/2020, lançou ato de convocação dos candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 001/2016, descumprindo vedação da lei eleitoral. Alega, ainda, que tramita no órgão o procedimento administrativo que apura o atraso no pagamento dos salários dos servidores do município, revelando a necessidade de que a criação de novas despesas sejam impedidas no final do mandato da atual prefeita, à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal. Disse, também, que o referido concurso público havia sido anulado administrativamente.

Em sua manifestação, o Município alegou, em resumo, que o concurso público deflagrado pelo Edital nº 001/2016 foi homologado em 21/12/2016, portanto, em período anterior aos três meses que antecederam as eleições, o que possibilita a convocação dos aprovados nesta ocasião, em especial diante da necessidade de substituir os servidores contratados temporariamente e prestadores de serviços por servidores efetivos. Além disso, defendeu a validade do certame, pois o Decreto nº 34, de 01/10/2020, revogou a Portaria nº 65/2017, que iniciou o processo de anulação do concurso em questão, e que inexiste atraso de salário de servidores municipais.

No exame do caso, o juiz entendeu que restou demonstrada a ilegalidade do ato de convocação de candidatos aprovados em concurso público no final do mandato da atual prefeita do Município de Joca Claudino, o que impõe a concessão da tutela antecipada, "diante do risco de ineficácia de ordem judicial a posteriori, bem como pelo risco de dano à esfera patrimonial dos candidatos convocados, acaso se mantenham as convocações/nomeações neste momento".

Da decisão cabe recurso.

Confira, aqui, a decisão.

Por Lenilson Guedes/Gecom-TJPB

Resenha Politika

Comentários