• 29/06/2021
  • por Resenha Politika

Certame

Justiça determina que Estado não exija diploma na fase de inscrição de concurso da PGE

Justiça determina que Estado não exija diploma na fase de inscrição de concurso da PGE

A Justiça concedeu tutela de urgência pedida pelo Ministério Público da Paraíba e determinou que o Estado da Paraíba se abstenha de exigir o Diploma de Bacharel em Direito para a inscrição preliminar dos candidatos ao concurso público da Procuradoria-Geral do Estado (Edital nº 1-PGE/PB/2021). A liminar foi requerida através da Ação Civil Pública 0822272-40.2021.8.15.2001, ajuizada pelo promotor de Justiça Ricardo Alex Almeida Lins.

Na decisão, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, determinou ainda que o Estado restabeleça os dias transcorridos até a data de cumprimento da tutela provisória, prorrogando-se o prazo final da fase de inscrição preliminar com a publicização quanto à desnecessidade de apresentação do diploma de bacharel em Direito nesta etapa do concurso.

Ainda conforme a decisão, caso esse restabelecimento de prazo interfira gravemente no cronograma previsto (sobretudo na data para a realização da prova objetiva), o Estado deve restabelecer prazo menor do que o transcorrido, desde que razoável, considerando a facilitação das inscrições por meio de sítio eletrônico, sem prejuízo da publicização pela desnecessidade de apresentação do diploma.

A ACP decorre de inquérito civil público instaurado a partir de notícia anônima à Ouvidoria do MPPB, relatando possível irregularidade na Resolução 02/2019, aprovada pelo Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (CSPGE-PB). O documento estabelece, no inciso II do §2º de seu artigo 5º, que os candidatos no concurso público para procurador do Estado devem comprovar a condição de conclusão do curso de Direito, no momento da inscrição. No entendimento do MPPB, tal exigência deve ser feita apenas na ocasião da posse dos aprovados, justamente porque a Súmula nº 266 do Superior Tribunal de Justiça diz que o diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público.

 

Comentários