• 31/08/2019
  • por Resenha Politika

Música e Educação

Legado de Jackson do Pandeiro é destaque em gincana de escola da rede estadual

Legado de Jackson do Pandeiro é destaque em gincana de escola da rede estadual

Cerca de 250 alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Daura Santiago Rangel, no bairro José Américo, em João Pessoa, mergulharam, por meio de uma gincana, no universo e legado musical do ‘Rei do Ritmo’, o paraibano Jackson do Pandeiro, que conquistou o Brasil e chegaria ao seu centenário de nascimento neste sábado (31).
 
Com uma série de provas práticas, dinâmicas e artísticas, com base em pesquisa e estudos, alunos de nove turmas integrais dos ensinos fundamental e médio da unidade de ensino não apenas reverenciaram a obra e a trajetória de vida de Jackson do Padeiro com provas de cordéis, de desenhos, de danças rítmicas, do teatro, de cover, e das interpretações musicais do artista, que imortalizou as clássicas ‘Sebastiana’; ‘Canto da Ema’ e ‘Chiclete com Banana’
 
Contudo, mais do que homenagear o centenário do artista, que universalizou a cultura regional e inseriu a identidade da Paraíba e do Nordeste no mapa do Brasil, a gincana teve um papel pedagógico e, ao mesmo tempo, de resgate ao apresentar a obra de Jackson para uma geração nascida no século 21 e contagiada por outros ritmos.
 
“A equipe de Coordenadores de Área da Escola decidiu que uma gincana cultural seria a forma mais envolvente, do ponto de vista pedagógico, para internalizar a riqueza da obra de Jackson do Pandeiro junto aos alunos. A participação efetiva das nove turmas da Escola durante as provas mostrou que havíamos acertado”, comentou a professora de sociologia Acsia Lino de Alencar.
 
Cover de Jackson do Pandeiro  Uma das provas da Gincana era que cada turma da escola fizesse uma apresentação artística com uma versão cover de Jackson do Pandeiro. Com trajes que lembravam o artista nascido em Alagoa Grande, um dos 'cover' foi o aluno do 1º ano do ensino médio, Felipe Airton, que apresentou um cordel, uma peça e, no final, fez um discurso motivacional sobre Jackson do Pandeiro como inspiração para as pessoas. Ele teve contato com o trabalho do artista do ‘Rei do Ritmo’ por meio de sua família e aproveitou a oportunidade de interpretar o músico no teatro. “Jackson é uma inspiração, tem sido um nome artístico muito bem lembrado pelas pessoas este ano e também na escola, além de ser uma forte inspiração para artistas nacionais e para muitos que o conhecem”, comentou Felipe.

Legado para a nova geração – Para a professora de Arte, Gerlane Paiva, o resgate da obra do artista paraibano para essa nova geração foi o maior legado pedagógico. “Trabalhar na Gincana a obra desse paraibano tão ilustre trouxe nova aprendizagem cultural para todos. Muitos desconheciam o músico, a importância de sua obra e a sua trajetória de vida. Ele é uma das grandes referências do coco, do baião, da embolada e projetou a cultura regional para o Brasil. Com a sua versatilidade ímpar, ganhou o título de ‘Rei do Ritmo’. Então era necessário colocá-lo na agenda da escola para que essas crianças e adolescentes conhecessem o grande artista da terra que foi Jackson. Uma gincana com um tema tão rico como o dele é algo que faz com que os alunos aprendam se divertindo. Hoje, podemos afirmar que os alunos da Escola Daura Santiago Rangel conhecem um pouco mais da imensa obra de Jackson do Pandeiro para a música regional e para a cultura brasileira. Esse talvez seja o principal legado dessas atividades trabalhadas ao longo do ano”, frisou a professora, uma das coordenadoras da Gincana.
       
Tema do ano letivo – O diretor da Escola Cidadã Integral Técnica Daura Santiago Rangel, André Oliveira do Egito, afirmou que como “o Estado havia escolhido que o homenageado de 2019 seria Jackson do Pandeiro, por seu centenário, a coordenação pedagógica e os professores decidiram trabalhar o tema ao longo do ano letivo. A realização da Gincana foi, na verdade, a culminância dessas atividades por ser intensiva durante toda uma sexta-feira, mas tivemos uma série de atividades e ações no ano e até viagens à terra natal de Jackson do Pandeiro feita pelos alunos. O engajamento dos alunos para aprender sobre a sua obra foi algo que nos surpreendeu. Para ampliar, resolvemos incluir os próprios pais em uma das provas da Gincana. Por tudo que foi realizado não tenho dúvida que a trajetória e o legado do músico paraibano marcaram profundamente cada uma das nove turmas das Escolas que participaram da Gincana”, revelou o diretor, acrescentando que um dos temas do desfile de 7 de setembro da Escola será também Jackson do Pandeiro.  
 
Vencedor da Gincana - Após oito horas de provas e avaliação de um jurado da comunidade, os alunos da turma do ‘2º ano B’ do ensino médio foram os vencedores. “Nossa turma era a menor da escola, mas isso não nos desmotivou, pois a nossa união foi a nossa maior força. Por muitos dias, estudamos e pesquisamos sobre a vida de Jackson do Pandeiro e trabalhamos cada prova e ainda arrecadamos o máximo de alimentos para a prova da solidariedade”, declarou a aluna Joyce Moreira Araújo, do 2º B, que trouxe a mãe para participar de uma das provas.
 
Emocionada com a vitória da turma da filha na gincana, Luciana Moreira da Cruz, mãe de Joyce, diz que é “fundamental a participação e o apoio dos pais nas atividades dos filhos na Escola. Como mãe, costumo estar sempre presente na escola e apoiar projetos e vejo que faz diferença na educação dela. A Gincana sobre Jackson, além de muito rica, foi muito divertida. Quero agradecer a Escola por esse convite para os familiares estarem presente”, comemorou.
 
Uma mescla de união, trabalho, dedicação, colaboração mútua e uma dose de humildade para superar os obstáculos. Essa foi fórmula de sucesso para a professora de Inglês, Talyta Ribeiro, que coordenou ao lado da professora de Gerlane Paiva a turma do 2º ano B, vencedora da Gincana. “Ficamos muitos felizes com a vitória, mas mais ainda com o resultado de aprendizagem de todos os alunos. Valores como colaboração, união e a superação de adversidades foram trabalhados pelos alunos do 2º ano B e isso foi também pedagógico para as suas vidas”, avaliou.  
 
“Não apenas a turma, mas também nós professores aprendemos que não é a quantidade que define vitórias e superações, mas a força da união com dedicação e comprometimento”, acrescentou a educadora Gerlane Paiva.

Participação de todos os professores - A gincana, que foi planejada pelos coordenadores das quatro áreas, contou com a participação efetiva dos 21 professores da Escola, que se dividiram nas nove turmas integrais do ensino fundamental (8º e 9º anos) e das três séries do médio. As atividades da Gincana foram transmitidas pela rádio da escola ‘Nas Ondas do Daura’, um projeto de rádio escola, que é liderado por alunos do ensino fundamental e médio sob a coordenação da professora Acsia Lino de Alencar.

 “Priorizamos a obra de Jackson este ano na rádio escola. Começamos com a divulgação, mas no dia da Gincana foi um momento especial. Fizemos horas de transmissões das apresentações, gravamos os áudios das peças e das músicas para reprodução mobilizando e revezando as quatro equipes”, detalhou a professora Acsia.

Três jurados da própria comunidade foram convidados pela coordenação da ECIT Daura para avaliar as provas. Andressa Claudino, integrante de uma companhia de teatro, foi uma delas. “Eu acho muito interessante a iniciativa de inserir a cultura nordestina que é tão forte e fazer com que os jovens saboreiem um pouco do que ela realmente é. Pegar uma temática dessa que é muito forte e trazer para a juventude que hoje em dia normalmente não tem conhecimento disso, é algo que achei fantástico”, elogiou.

Doação de cestas – Uma prova de solidariedade ao próximo também foi inserida na Gincana, a arrecadação de alimentos não perecíveis.  Com as doações arrecadadas, foi possível montar 35 cestas de alimentos que serão doados às comunidades próximas da Escola: Laranjeiras e Colibris.

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