• 03/06/2019
  • por Resenha Politika

Politica

Líder do G10 prega união na base do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba

Líder do G10 prega união na base do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba

O líder do G-10 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Júnior Araújo (Avante), avaliou a ascensão do bloco na Casa – com deputados ocupando presidências de importantes comissões -, como ponto de difícil assimilação para bancada do PSB, que em sua grande parte é formada por parlamentares veteranos no parlamento. Araújo pregou a união e reafirmou a fidelidade do G-10 ao governo. É o que disse entre outros assuntos na entrevista ao jornalista Heron Cid, na MaisTV, canal de vídeos do Portal MaisPB.

“A nossa linha é de somar e agregar força na defesa do governo. Percebemos que muitos deputados do G-10 são deputados de primeiro mandato e talvez pelos espaços que conseguimos em comissões, com alguns membros presidindo comissões, gera uma dificuldade para deputados que já estão há mais tempo na Casa assimilar. Somado a juventude e a experiência de deputados como Tião Gomes, que é o decano da Casa, de Genival [Matias] que já vai no seu terceiro mandato, cria-se essa dificuldade de assimilação. Talvez estejamos sendo mal interpretados por alguns colegas, mas nada que não possa ser superado. Acho que temos que pregar respeito pelas bancadas e definitivamente união na bancada de sustentação do governo”, afirmou.

Para Júnior Araújo, a formação de blocos parlamentares, apesar de comum em casas legislativas pelo país, ainda não era visto na Paraíba, o que segundo ele causa uma reação inesperada em alguns setores.

“Blocos parlamentares é próprio de casas parlamentares. É verdade que na Paraíba não havia essa tradição, sobretudo formação de blocos parlamentares dentro de uma própria base do governo. Talvez, por isso, esteja havendo essa supervalorização desse tema e especialmente na mídia que cobrem os trabalhos da Assembleia. Mas é algo regimental, que consta no regimento da Casa. A verdade é que há duas bancadas dentro da Assembleia: os que defendem o governo e os que posicionam contra o governo. O G-10 está na base a favor do governo e as nossas votações advogam a nosso favor. Não há um sequer projeto que tenha chegado e o G-10 tenha votado contrário ou divergindo da orientação do governo. Não como colocar em dúvida. O G-10 é governo”, explicou.

O parlamentar de 38 anos ainda descartou em entrevista concorrer a eleição para prefeito de Cajazeiras, seu reduto político. O deputado afirmou estar adaptado aos trabalhos da Assembleia e por isso defende outro nome para fazer frente a eventual candidatura de reeleição do atual prefeito José Aldemir (PP).

“Acho que nós temos que dividir os espaços. Hoje eu me coloco e estou em um espaço extremamente importante para nossa cidade, região e sobretudo, para nosso grupo político. Temos que dividir as responsabilidades. Eu creio que na condição de deputado estadual tenho muito mais a contribuir para esse grupo, do que colocando meu nome para disputar uma eleição diretamente. Temos um leque de opções dentro do nosso grupo para disputar a eleição que pode muito bem vencer ano que vem. É óbvio que tenho o desejo de ser prefeito de Cajazeiras, mas vejo que não seja o momento. Estou muito bem no parlamento, estamos conseguindo transformar a vida de pessoas através de projetos importantes, que terá uma repercussão estadual”.

Veja a entrevista completa:

Comentários