• 20/04/2021
  • por Resenha Politika

Luto

Lilia das Mangueiras é destaque no Fantástico e o tema 'polêmico' é lembrado até hoje pelos cajazeirenses; veja a reportagem

Lilia das Mangueiras é destaque no Fantástico e o tema 'polêmico' é lembrado até hoje pelos cajazeirenses; veja a reportagem

O ano era 1998. A dona do cabaré mais famoso da região de Cajazeiras, popularmente conhecida como Lilia das Mangueiras, apareceria no Fantástico da Rede Globo em matéria polêmica que dividiu a cidade que ensinou a Paraíba a ler.

Na época, a Câmara Municipal de Cajazeiras negou-lhe o título de Cidadã Cajazeirense, uma propositura do vereador Severino Dantas (PT). A repercussão foi imensa, quando recebeu o simbólico diploma de “A mulher que ensinou Cajazeiras a amar”.

A reportagem foi gravada pela jornalista Beatriz Castro, repórter principal da Globo Nordeste, afiliada que funciona em Recife.  

Na reportagem aparecem várias personalidades de Cajazeiras. Nos estúdios da Ràdio Alto Piranhas AM, os radialistas Fernando Caldeira, Ribamar Rodrigues e Cláudio José, debatiam o caso e a enquete era para saber a posição da sociedade cajazeirense.

Também aparecem na matéria, o advogado e atual deputado Jeová Campos e o jornalista Gutemberg Cardoso. 

Pessoas do povo no centro da cidade deram sua opinião e o vereador Severino Dantas justificou a homenagem a Lilia das Mangueiras

O padre Francivaldo Nascimento Albuquerque, que viria a ser vice-prefeito anos depois de Cajazeiras, externou sua opinião, e no momento falou em nome da Igreja Católica.

Lilia morreu na tarde desta terça-feira (20), em sua residência, no Bairro das Capoeiras, zona sul de Cajazeiras, a senhora Maria de Jesus, a Lilia das Mangueiras, aos 82 anos.

Natural de São José de Piranhas, Lilia manteve, por mais de quatro décadas, o prostibulo ou cabaré como queiram, funcionando em Cajazeiras, Sertão da Paraíba.

Resenha Politika

Comentários