• 16/08/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

Lula e Bolsonaro escolhem cidades simbólicas para iniciar campanhas

Lula e Bolsonaro escolhem cidades simbólicas para iniciar campanhas

Apelando ao simbolismo da cidade em que afirma ter "renascido", o presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu iniciar a campanha de reeleição à Presidência da República no "exato local" onde levou a facada no período pré-campanha de 2018: o calçadão da esquina entre as ruas Halfeld e Batista de Oliveira, no centro de Juiz de Fora (MG). Seu principal oponente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolheu o ABC paulista, berço do movimento sindical e do PT, para abrir oficialmete a campanha para retornar ao Palácio do Planalto.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de hoje, os candidatos poderão dar início à propaganda eleitoral, com comícios e distribuição de material gráfico, como "santinhos" e adesivos.

Segundo o cronograma do comitê de campanha, Jair Bolsonaro desembarcará hoje pela manhã no aeroclube municipal, onde terá um encontro fechado com comunidades evangélicas. Depois, de acordo com o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG), um dos organizadores da agenda, cumprimentará apoiadores e seguirá em motociata pela cidade da Zona da Mata mineira até o local da facada. Lá, subirá em um trio elétrico e discursará, finalizando a programação do dia. A previsão inicial era que o presidente visitasse a Santa Casa, mas a possibilidade foi descartada. A segurança presidencial foi reforçada.

Bolsonaro vai centrar o discurso — carregado de sentimentalismo com a lembrança do atentado — nas ações do governo na melhora dos indicadores econômicos e no aumento do Auxílio Brasil para R$ 600. O presidente não abrirá mão de destacar pautas ideológicas, vai reforçar os ataques ao sistema eleitoral, repetindo os pedidos por "eleições auditáveis", não deixará de alfinetar o ex-presidente Lula, lembrando casos de corrupção. Em outra ponta, o acenará a mulheres e jovens, público nos quais enfrenta ampla rejeição, de acordo com as pesquisas de intenção de votos.

Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, é considerado estado decisivo nas eleições. No dia 15 do mês passado, Bolsonaro esteve em Juiz de Fora, quando participou de um culto da 43ª Convenção Estadual das Assembleias de Deus (Conamad). No evento evangélico, relembrou o atentado.

"Depois de quase quatro anos, eu retorno a Juiz de Fora. A maioria dos médicos que me viram naquele estado disse que a cada 100 pessoas que levam uma facada daquela, apenas uma tinha a chance de sobreviver. Alguns acham que é sorte. Eu acho que é outra coisa: é a mão de Deus. Ou melhor, eu tenho a certeza", discursou, à época.

Comentários