• 04/05/2021
  • por Resenha Politika

CPI

Mandetta: Governo não queria fazer campanha de orientação sobre Covid-19

Mandetta: Governo não queria fazer campanha de orientação sobre Covid-19

Luiz Henrique Mandetta, primeiro ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (sem partido) a enfrentar a pandemia do novo coronavírus, afirmou nesta terça-feira (4) que não havia interesse por parte do governo federal de fazer uma campanha oficial de orientação sobre a doença.

"Aquelas entrevistas [diárias] só existiam porque não havia o normal quando se tem uma doença infecciosa: você ter uma campanha institucional, como foi [feito], por exemplo, com a Aids – havia uma campanha em que se falava como pega e orientava as pessoas a usarem preservativos", disse Mandetta, em depoimento na CPI da Pandemia.

"Não havia como fazer uma campanha [sobre Covid-19], não queriam fazer uma campanha oficial. Então, havia necessidade de manter a questão das informações", completou.

O ministro relatou ainda que foram feitos pedidos para que os comunicados emitidos pela pasta incluíssem, também, dados positivos como o número de curados e não apenas os números de casos e mortes – ele não detalhou quem foram responsáveis por esses pedidos.

“Mas, realmente, havia um pedido: ‘coloque o número, por que não coloca dos curados, está colocando só número [negativo]’. Passamos a colocar, se é uma informação, colocamos informação positiva. Mas não havia essa iniciativa de comunicação”, completou.

Comentários