• 02/03/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Março Lilás: Prefeitura de Bom Jesus lança campanha e conscientiza mulheres sobre prevenção do câncer de colo de útero

Março Lilás: Prefeitura de Bom Jesus lança campanha e conscientiza mulheres sobre prevenção do câncer de colo de útero

Além de contar com o dia internacional da mulher, o mês de março é responsável por acolher um importante movimento de conscientização do público feminino.

Conhecido como “Março Lilás”, este período do ano traz uma reflexão sobre a necessidade de discutirmos sobre o câncer de colo de útero.

No município de Bom Jesus, no Sertão da Paraíba, a campanha já foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde e será intensificada com orientações sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau.

Conforme informações da prefeita Denise Bayma (PP) e de Maria Aquino, secretária de Saúde, no dia 08 de março será realizada na UBS Eliza Bandeira de Melo, uma manhã educativa. No “Dia D” da campanha, profissionais farão distribuição de brindes e de forma remota orientações serão direcionadas com informações detalhadas para as mulheres.

O que é o câncer de colo de útero?

Aos que desconhecem o câncer de colo de útero é uma evolução da infecção por HPV.

Este papilomavírus humano é frequente, mas em sua maioria não resulta na doença. Só há diagnósticos positivos uma vez que tem-se a alteração celular na região genital, o que pode ser facilmente identificado por meio do exame de papanicolau.

 Quais são os sintomas?

Antes de mais nada é importante esclarecer que o câncer de colo de útero se desenvolve de maneira lenta e por esse motivo a preocupação deve ser redobrada e os cuidados prévios adotados.

 Sobre os sintomas, estes geralmente não são aparentes em estágio inicial, por isso o cuidado recomendado anteriormente. Em estágio avançado a doença pode se apresentar por meio de:

         Dores abdominais intensas;

  • Secreção vaginal desregulada;
  • Sangramento vaginal intenso e seguido (este pode se manifestar após relação sexual).

 Como se prevenir?

Por estar diretamente ligada à possibilidade de infecção pelo Papilomavírus Humano, popularmente conhecido como HPV, proteger-se contra esta doença deve ser um dos métodos de prevenção principais.

Além do preservativo, que previne de maneira parcial o contágio, a vacinação contra o HPV é  necessária.

O Ministério da Saúde assegura por meio de calendário oficial, a imunização de meninas entre 9 e 14 anos.

De toda forma, vale lembrar que além da vacinação, o exame de papanicolau é também indicado como método de prevenção.

Comentários