• 22/09/2020
  • por Resenha Politika

Avaliação

Marizópolis não cumpre metas do Ideb e fica com o pior desempenho entre os municípios da Região Metropolitana de Sousa

Marizópolis não cumpre metas do Ideb e fica com o pior desempenho entre os municípios da Região Metropolitana de Sousa

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) revelaram que Marizópolis também não vem avançando no quesito educação. Além de ficar abaixo da média nacional e estadual, o município não atingiu as metas projetadas pelo Ministério da Educação e ainda ficou com o pior desempenho entre os nove municípios (Sousa, Aparecida, Lastro, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e Marizópolis) que integram a Região Metropolitana de Sousa.
 
Os números do IDEB apontam que nos anos iniciais do Ensino Fundamental o objetivo era alcançar a marca de 5.3 pontos, mas ficou em 4.5 pontos. Nas turmas finais, registrou 3.7 pontos quando o esperado era de 4.8 pontos. “Só temos a lamentar. Isso é uma triste realidade, pois o nosso Ideb só faz baixar desde 2013, quando deveria aumentar e isso mostra que não estamos cuidando do nosso futuro”, disse o candidato a prefeito de Marizópolis Jeferson Vieira.
 
O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.
 
“Os números apresentados pelo IDEB reforçam o que visualizamos no dia a dia da nossa cidade, a evasão escolar, a falta de investimento em estrutura, qualificação dos profissionais da educação e tantos outros fatores que são responsáveis por esses baixos índices”, criticou.
 
O candidato destacou que seu Plano de Governo prioriza a educação, pois ela é fundamental para transformar a realidade do município. Entre as propostas encontra-se a execução do projeto Revolução do Saber, que segue o modelo aplicado em Sobral, no Ceará, que alcançou o maior IDEB do País no ensino fundamental. A iniciativa começa com a reformulação das funções do funcionalismo da educação e treinamento dos profissionais no novo sistema. Em seguida, será realizada uma busca ativa por alunos que destoem do habitual na capacidade de aprendizado.
  
Educação Integral – O Plano de Governo do candidato a prefeito de Marizópolis Jeferson traz ainda uma série de ações voltadas para educação integral, o objetivo é organizar uma base educacional que possa contemplar a formação de forma integral dos educandos da cidade de Marizópolis.
 
“Nossas escolas serão campos de oportunidades com inclusão social, que supõe pensá-las articuladas com as demais políticas sociais, rompendo a velha ordem que fragmenta saberes e necessidades, uma educação que constrói caminhos para um novo momento histórico de integração cada vez maior de conhecimentos e competências”, propõe.

Comentários