• 02/07/2019
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Maternidade de Patos se prepara para receber Caravana da Rede Cuidar dia 15

Maternidade de Patos se prepara para receber Caravana da Rede Cuidar dia 15

A Caravana da Rede Cuidar 2019 vai passar pelo município de Patos no próximo dia 15, quando serão atendidos os 67 bebês que já são acompanhados pela Maternidade Dr. Peregrino Filho, que oferece um serviço direcionado a bebês cardiopatas e na área de obstetrícia, com acompanhamento de gestantes cujos bebês apresentam anomalias cardíacas.

A Caravana da Rede Cuidar  é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a participação do Banco de Leite Anita Cabral e do Hemocentro da Paraíba, que vai disponibilizar consultas e exames, além de capacitações para os profissionais de saúde, com o objetivo de qualificar tanto a assistência hospitalar à gestante de risco, quanto a assistência hospitalar ao neonato de risco. Este ano, a ação acontecerá entre os dias 7 e 20, e passará por 13 municípios.

Serão oferecidas consultas cardiológicas; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma. Há ainda a parte lúdica, desenvolvida por uma equipe da arte-educação que recepcionará todas as pessoas que chegarem para receber atendimento na Caravana junto aos seus familiares.

O diretor geral da Maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, destaca a importância da ação e afirma que a unidade está se mobilizando para dar o apoio necessário a realização do evento em Patos e ainda motivando seus profissionais a participarem dos treinamentos. “Estamos nos mobilizado com o aporte necessário para que a Caravana tenha toda a logística de seus 60 integrantes assegurada, vamos também ficar responsáveis pela triagem das crianças que serão atendidas, estamos disponibilizando voluntários para integrar a equipe das ações da Caravana, além dos profissionais que participarão dos treinamentos”, afirma o diretor, enaltecendo ser essa uma oportunidade ímpar para a população local ter acesso a uma série de consultas e serviços.

Além de Patos, a Caravana da Rede Cuidar vai passara pelas cidades de Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Picuí, Esperança, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.

Comentários