• 13/08/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Monitora Covid-19 implanta protocolo de atendimento especializado para gestantes e puérperas

Monitora Covid-19 implanta protocolo de atendimento especializado para gestantes e puérperas
 

O aplicativo Monitora Covid-19, ferramenta utilizada para monitorar pacientes com sintomas de covid-19 por meio da telemedicina, agora conta com um novo protocolo que visa oferecer uma abordagem mais completa para gestantes e puérperas, diante do número expressivo de mortes maternas por covid-19 na Paraíba. A nova abordagem foi idealizada pelas coordenadoras do Projeto Monitora, em parceria com a área técnica de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e entrou em funcionamento no início do mês de agosto.

A coordenadora da Rede Escola SUS-PB, Drica Macêdo Tófoli, relata que a demanda de atendimento para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) foi observada pela área técnica de Saúde da Mulher da SES e, com apoio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (Geas), a preceptoria da Maternidade Frei Damião desenvolveu o protocolo junto aos residentes de Ginecologia e Obstetrícia. “A operacionalização do atendimento continua sendo feita por todos os atendentes com um cuidado maior para o público de gestantes e puérperas”, esclarece. A coordenadora destaca que o atendimento é realizado pelos residentes de todos os programas de residências médicas da SES.

Ela explica que, primeiramente, o usuário precisa baixar o aplicativo, preencher o cadastro e responder às perguntas. A partir daí, o algoritmo do Monitora Covid-19 faz a classificação do paciente de acordo com as informações fornecidas e a equipe retorna o atendimento ao usuário. A coordenadora lembra que para ter acesso a esses atendimentos é necessário responder a todas as perguntas da triagem no aplicativo. 

Drica Macêdo informa que o prazo máximo para retorno varia de acordo com a classificação de risco calculada pelo aplicativo. “Os casos urgentes, onde se incluem as gestantes e puérperas, são respondidos em até 24h e os casos mais leves, desde que apresentem sintomas gripais e/ou já estejam positivados para covid-19, em até 48h”, destaca, acrescentando que, no momento atual, todos os atendimentos são realizados em até 24h.

Durante o contato, o residente faz toda a escuta qualificada junto ao usuário buscando identificar sinais de alerta, para proceder com as orientações adequadas quanto à conduta a ser tomada; seja ela isolamento, indicações para busca de serviços especializados ou para realização de teste, entre outras. No caso das gestantes e puérperas a abordagem é ainda mais ampla considerando o estado geral da usuária, o tempo gestacional e demais pontos que são necessários para uma conduta eficiente e segura, uma vez que a Paraíba registrou, somente em 2021, 30 óbitos maternos por covid-19. O acompanhamento segue nos dias seguintes para observar se há necessidade de alterar a classificação de risco e dar novas orientações aos pacientes.

Entre maio de 2020 e julho de 2021, 14.182 cadastros foram contabilizados no aplicativo. No mesmo período, foram registrados 30.137 atendimentos. O Monitora Covid-19 foi desenvolvido pelo Consórcio Nordeste e está disponível para download para equipamentos que operam com sistema Android ou  iOS. O atendimento segue normalmente para todos os usuários e os retornos são realizados através de escala de plantão, das 7h às 19h, diariamente.

Comentários