• 14/02/2019
  • por Resenha Politika

Justiça

Moro afirma que determinação de Bolsonaro de investigar esquema no PSL está sendo cumprida

Moro afirma que determinação de Bolsonaro de investigar esquema no PSL está sendo cumprida

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta quinta-feira (14) que a determinação do presidente Jair Bolsonaro de investigar o esquema de candidaturas laranjas no PSL, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, "está sendo cumprida". 

"O presidente Jair Bolsonaro proferiu uma determinação e ela está sendo cumprida. Os fatos serão apurados e eventuais responsabilidades, após as investigações, serão definidas", declarou Moro, depois de participar de um evento no qual apresentou seu projeto anticrime para membros da magistratura.

A revelação do esquema de candidaturas laranjas no partido de Bolsonaro provocou uma crise em seu governo, alavancada pelo ataque nesta quarta-feira (13) do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, ao ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno.

Em entrevista também nesta quarta, Bolsonaro admitiu a possibilidade de saída de Bebianno de seu governo devido ao caso. O ministro estava no comando do partido durante as eleições de 2018. "Se estiver envolvido e, logicamente, responsabilizado, lamentavelmente o destino não pode ser outro a não ser voltar às suas origens", afirmou Bolsonaro em entrevista exibida pelo Jornal da Record.

A entrevista foi gravada pela TV Record no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, antes de o presidente receber alta. Na mesma entrevista, Bolsonaro disse que determinou à Polícia Federal que as denúncias sejam investigadas e que deu carta branca a Moro para levar as apurações adiante. "Conforme o compromisso assumido com Sergio Moro logo depois da minha eleição, ele tem carta branca para apurar qualquer tipo de crime sobre corrupção e lavagem de dinheiro", disse Bolsonaro.

No centro da crise aberta no governo estão o presidente atual do PSL, o deputado federal Luciano Bivar (PE), e Bebianno, que estava no comando da sigla no ano passado.Reportagem da Folha de S.Paulo do último domingo (10) revelou que o grupo de Bivar criou uma candidata laranja em Pernambuco que recebeu do partido R$ 400 mil de dinheiro público na eleição. O dinheiro foi liberado por Bebianno.

A candidatura laranja virou alvo da Polícia Federal, da Procuradoria e da Polícia Civil.Já nesta quarta, a Folha de S.Paulo revelou ainda que Bebianno liberou R$ 250 mil de verba pública para a campanha de uma ex-assessora, que repassou parte do dinheiro para uma gráfica registrada em endereço de fachada. O ministro nega qualquer irregularidade. No mesmo dia, a crise ganhou mais força com os ataques de Carlos Bolsonaro a Bebianno.

O filho do presidente disse em rede social que o ministro mentiu ao afirmar em uma entrevista que havia conversado três vezes com Bolsonaro. Carlos divulgou ainda um áudio no qual o presidente da República se recusa a conversar com Bebianno. O próprio Bolsonaro endossou a ofensiva do filho contra o ministro, ao compartilhar a postagem nas redes sociais.

Comentários