• 29/05/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

No Ceará, 180 cidades continuam com risco ‘altíssimo’ de contaminação por Covid-19

No Ceará, 180 cidades continuam com risco ‘altíssimo’ de contaminação por Covid-19

O risco de contaminação por Covid-19 no Ceará ainda é considerado preocupante. O Estado contabilizou que 180 municípios, das 184 cidades totais, estão classificados no nível 4 ou alerta “altíssimo”, o que corresponde a 97,8% do território cearense. No entanto, esses dados, que são referentes às semanas epidemiológicas 19 e 20 (de 9 a 22 de maio), apresentam uma discreta redução se comparados com as informações das semanas epidemiológicas 18 e 19 (de 2 a 15 de maio), quando 182 cidades estavam em alerta altíssimo. 

No último sábado (22), conforme publicado pelo Diário do Nordeste, Catarina e Pacatuba eram as únicas cidades do Estado classificadas como nível 3, ou seja risco “alto”, porém ambas retornaram para a classificação de nível 4. Acarau, Ipu, Meruoca e Uruoca são as atuais cidades cearenses que se enquadram em risco alto, segundo informações da plataforma IntegraSUS, atualizada diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

Os dados informam ainda que o Estado tem incidência diária de casos de 485,5, a cada 100 mil habitantes, apresentando uma tendência decrescente. Em contrapartida, o percentual de leitos ocupados em UTIs destinadas ao tratamento da doença é de 88,3%, com tendência crescente.        

Nas duas semanas de referência, a taxa de letalidade encontra-se em 1,9% e a positividade de testes RT-PCR em 47,6%, ambas com tendência crescente, mas ainda enquadradas no risco “moderado” ou nível 2. 

Diário do Nordeste

Comentários