• 18/01/2021
  • por Resenha Politika

Acolhimento

'Nós não podíamos nos furtar em receber os pacientes do Amazonas' diz secretário de Saúde

'Nós não podíamos nos furtar em receber os pacientes do Amazonas' diz secretário de Saúde

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), organizou uma operação para receber os pacientes vindos do Amazonas, na madrugada desta segunda-feira (18). A ação foi uma força-tarefa entre a SES, o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e o Hospital Lauro Wanderley, em conjunto com a UFPB.

A aeronave pousou no Aeroporto Castro Pinto às 23h20. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a SES disponibilizou 15 ambulâncias e todo o efetivo de corpo técnico para receber os pacientes. Ele afirma que essa é uma atitude de solidariedade e humanidade em um momento delicado no estado do Amazonas.

“Nós não podíamos nos furtar em receber os pacientes a partir do momento em que nossos irmãos amazonenses necessitam de espaços aqui na Paraíba. Em Manaus, nós observamos pessoas morrendo por falta de oxigênio. Então essa é uma atitude normal que eu considero necessária neste momento”, pontua.

O superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Marcelo Tissiani, explica que o acompanhamento desses pacientes será realizado por uma equipe multidisciplinar constando médico, enfermeiros, técnicos de enfermagens, fisioterapeutas e apoio psicológico. Ele reforça que os pacientes estão em uma ala estritamente reservada e que os cuidados serão os mesmos, independente de ser uma nova variação do vírus. 

“A partir de agora, de acordo com o quadro clínico de cada um a ser avaliado pelo médico, o tratamento vai ser de maneira individualizada para cada paciente. Para a comunicação entre eles e os seus familiares, contamos com o apoio da nossa equipe de psicologia e da Tecnologia da Informação. Colocaremos pacientes e familiares em contato. Isso faz com que o tratamento ocorra de uma maneira mais tranqüila, fazendo com que o lado emocional de certa maneira amenizado no momento de distanciamento social que eles se encontram”, destaca.

O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, acompanhou toda a operação e elogiou a rapidez e segurança da ação. “Entre a chegada da aeronave, o toque do pneu no chão, até a saída da nossa ambulância de suporte à vida, 55 minutos, equipes absolutamente atentas e coordenadas. Foi um processo seguro e que nós também pudemos fazer um gesto de acolhimento a esses irmãos e irmãs que chegaram vindos de uma situação tão difícil. Absoluto sucesso, a SES está de parabéns, ainda bem que a Paraíba pode colaborar com o Brasil nesse momento difícil”, completou.

As coletas do exame de Swab já foram realizadas e as amostras se encontram no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) para fazer o sequenciamento. O intuito é saber se os pacientes são portadores de uma variante do coronavírus.

Comentários