• 24/03/2021
  • por Resenha Politika

Patos

O aspecto “turba inominada” do Centrão e as mudanças no secretariado de Nabor Wanderley - por Corsino Neto

O aspecto “turba inominada” do Centrão e as mudanças no secretariado de Nabor Wanderley - por Corsino Neto

Na coluna da semana, o Advogado Corsino Neto comenta os principais assuntos que têm movimentado a política na Capital do Sertão.

Centrão - “os inomináveis”:

Depois de diversas conquistas políticas e demonstrações de força do Centrão na Câmara de Vereadores de Patos, começou a ser observado um fenômeno político interessante no grupo: “a turba inominada”.

Esse fator tem se apresentado porque os vereadores do Centrão, após a evidência que o grupo ganhou, ter entendido que “ser centrão” seria desgastante junto a opinião pública. Então, em Patos, o Centrão existe, atua, é forte, mas ninguém diz que é, são “os inomináveis” ou “turba inominada”.

Aprovação da Concessão da Zona Azul:

Após a indicação do líder do governo na Câmara, o vereador Sales Júnior (Republicanos), aparentemente, o prefeito Nabor Wanderley está em lua de mel com o Legislativo, não tendo mais se ouvido falar em comentários de revolta ou disputas em sua base.

Ademais, a Câmara de Vereadores de Patos aprovou em segunda votação o projeto de lei que autoriza a concessão da zona azul por 10 anos a uma empresa privada, que deverá ser contratada através de licitação.

Mudanças no Secretariado:

É muito forte o comentário nos bastidores da política de Patos que o prefeito Nabor Wanderley poderá fazer mudanças no seu secretariado já nos 100 dias de sua gestão.

Conforme se comenta, Nabor pretende mudar a secretaria de infraestrutura, pois não estaria satisfeito com o ritmo que vem sendo encaminhado nas importantes obras da Prefeitura (desenvolvimento muito lento).

Noutro giro, cogita-se também uma troca na secretaria de educação. Em que pese a atual secretária estar desempenhando um bom trabalho, os comentários de mudança na pasta são fortes porque o prefeito tem mantido a secretária adjunta no cargo.

A secretária de educação Adriana Carneiro e a adjunta Rita de Cássia desde fevereiro entraram em rota de colisão. Comenta-se que Rita haveria entregado o cargo, mas Nabor teria pedido para que ela repensasse a situação. Tais fatores somados poderiam indicar uma alteração.

Outros nomes também podem vir a ser trocados, outros permutados, mas faz-se necessário maiores confirmações. Até agora, houve alteração apenas na Secretaria de Finanças, ainda no mês de janeiro, quando Itamara Leitão deu lugar a Maria José Monteiro.

Sales no Contraponto:

Quem participou do Quadro Contraponto, do Programa Participação Popular, da Rádio Morada do Sol (105.9 FM), que vai ao ar às sextas-feiras, às 11h30min, foi o novo líder do prefeito Sales Júnior.

Durante os debates no programa, Sales falou de sua passagem como prefeito interino, comentou sua eleição e o novo desafio da liderança. Ao avaliar a gestão Nabor III, Sales Júnior destacou a saúde como secretaria mais atuante do governo.

Comentários