• 04/03/2020
  • por Resenha Politika

Organização Criminosa

"Operação Noteiras": PC, MPPB e Secretaria da Fazenda cumprem mandados judiciais em 4 cidades da PB

"Operação Noteiras": PC, MPPB e Secretaria da Fazenda cumprem mandados judiciais em 4 cidades da PB

Em atuação conjunta, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária, o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça de Crimes Contra a Ordem Tributária e com apoio do Gaeco, e a Secretaria de Estado da Fazenda deflagaram, na manhã desta quarta-feira (04/03), a “Operação Noteiras”, a fim de dar cumprimento a 10 mandados de prisão (cinco prisões preventivas e cinco temporárias) e 14 mandados de busca e apreensão, da 6ª Vara Criminal da Comarca da Capital.

Participam da operação, três promotores de Justiça, cerca de 50 policiais civis e 34 auditores fiscais da Fazenda Estadual, com suas respectivas equipes. Os mandados de prisão preventiva, prisão temporária e de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas residências, empresas e escritórios de contabilidade dos envolvidos, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

A “Operação Noteiras” tem por objetivo desarticular um esquema de fraude fiscal estruturada, envolvendo uma organização criminosa e um grupo de empresas que, juntas, movimentaram, de forma ilícita, aproximadamente R$ 200 milhões, em mercadorias e nota fiscais inidôneas.

Durante as investigações, constatou-se a existência de uma organização criminosa especializada na constituição de empresas de fachada que simulam operações de compra e venda de mercadorias, com o fim de acobertar operações realizadas por outras empresas que, por sua vez, funcionam com ares de regularidade, promovendo a circulação de mercadorias sem o recolhimento do imposto devido, causando assim, grave dano ao Estado da Paraíba.

Os investigados responderão por crimes contra a ordem tributária, organização criminosa e falsidade ideológica, cujas penas, somadas, chegam a 18 anos de reclusão.

Será concedida uma entrevista coletiva, às 10h, na Central de Polícia de Campina Grande, situada à Rua Raimundo Nonato de Araújo, S/N, no bairro do Catolé.

Comentários