• 27/05/2020
  • por Resenha Politika

Justiça

Organizações da sociedade civil impetram mandado de segurança contra gestão Romero em CG

Organizações da sociedade civil impetram mandado de segurança contra gestão Romero em CG

As Organizações da sociedade civil de Campina Grande (Osc’s) que integram o SGDCA (Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente) e são devidamente cadastradas no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDDCA/CG, impetraram na última quinta feira (21), um Mandado de Segurança Coletivo (proc. 0808818- 13.2020.8.15.0001), na 1ª Vara de Fazenda Pública de Campina Grande/PB, a fim de o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) faça cumprir o que foi determinado pelo Pleno do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campina Grande.

Segundo o Advogado, Dr. Silveira Brado, que representa as cinco OSC’s impetrantes, o Secretário de Assistência Social de Campina Grande (SEMAS) Maésio Tavares de Melo continua descumprindo as deliberações do Pleno do CMDDCA/CG, e com isso, praticando abuso de poder:

“O que se percebe, é que mesmo com todos os procedimentos atendidos, mesmo com absoluta aprovação dos Conselheiros – CMDDCA nas deliberações ocorridas em reuniões nos dias 27 de março, 01 de abril e 06 de maio do corrente ano, inclusive com a participação efetiva do MP em todas elas, mesmo com as várias solicitações das OSC’s feitas ao CMDDCA, ao Secretário da SEMAS, Órgão vinculado a Prefeitura Municipal de Campina Grande/PB, as 09 Entidades contempladas pelo FIA (Fundo da Infância e Adolescência) não foram atendidas em seus pleitos, tampouco tiveram acesso aos recursos destinados a elas até o presente momento”, diz trecho do mandado de segurança, que revela que os recursos não são da prefeitura, mas vindos de impostos arrecadados por impostos pagos a empresas privadas.

 

Ainda de acordo com o advogado de defesa das Osc’s Dr. Silveira Brado, no primeiro momento, quando o Fórum das Entidades cobrou do Secretário explicações em relação a excessiva demora para efetivar tal repasse, o sr. Maésio foi absolutamente evasivo em sua resposta, dizendo apenas que não tinha dinheiro suficiente no FIA para atender os projetos e que os reclamantes buscassem o Conselho para sanar as dúvidas. 

Para o poeta Aziel Lima que representa uma das OSC's, esse desrespeito por parte do prefeito Romero só reforça àquilo que já é claro para as OSC's, ou seja, que a Prefeitura e a SEMAS (por meio dos gestores) tratam com total DESRESPEITO as Organizações da Sociedade Civil que desenvolvem trabalhos relevantes na cidade de Campina Grande. “É lastimável!”

 

Redação

Comentários