• 24/05/2021
  • por Resenha Politika

Apoio

Pagamento do auxílio emergencial da cultura tem início, em Patos

Pagamento do auxílio emergencial da cultura tem início, em Patos

A Prefeitura Municipal de Patos através da Fundação Cultural de Patos (Fundap) começa o pagamento hoje (24) da primeira parcela do auxílio emergencial voltado para os artistas e trabalhadores do setor cultural da cidade. O benefício soma um total de R$ 72.000.00 (Setenta e dois mil reais) distribuídos em três parcelas sucessivas de R$: 300,00 (Trezentos reais).

O pagamento ao setor cultural da cidade é determinado pela Lei do Auxílio por meio do Programa de Apoio Emergencial à Cultura, que foi publicada em abril deste ano. No entanto, o benefício chega para minimizar os impactos financeiros provocados pela pandemia da Covid-19. 

Ao todo, a chamada pública 001/2021 teve mais de 100 inscritos, destes, 72 proponentes foram contemplados por estarem inteiramente habilitados a receberem este auxílio do município.

Lembrando que as contrapartidas serão de acordo com a modalidade, entre apresentações, artesanato, fotografias.

Compreendem-se como trabalhadores e trabalhadoras da cultura as pessoas que participam de cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais, incluídos artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte e capoeira. 

Tiveram direito ao auxílio emergencial cultural do município os trabalhadores e trabalhadoras da cultura com atividades interrompidas em decorrência da grave crise de saúde pública denominada COVID-19.

Comentários