• 29/10/2020
  • por Resenha Politika

Coronavírus

País terá vacina contra covid no 1º semestre de 2021, diz Anvisa

País terá vacina contra covid no 1º semestre de 2021, diz Anvisa

O Brasil terá uma vacina aprovada e pronta para uso da população contra covid-19 entre janeiro e junho do próximo ano, afirmou o diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, ao destacar que o órgão regulador - embora não tenha uma decisão formada sobre o percentual da eficácia do futuro imunizante - já admitiu vacinas anteriores com menos de 50%.

Acredito, pelo que temos observado, que o tempo para isso acontecer será em algum momento entre o primeiro mês e o sexto mês de 2021, ou seja, no primeiro semestre de 2021. Por enquanto é isso que acredito em face do que temos visto”, disse Barra Torres.

“Obviamente isso pode mudar, eu espero que não, espero que fiquemos dentro desse período de tempo, mas é um estimativa que eu faço”, acrescentou. “Algumas pessoas são menos otimistas, outras são até mais otimistas, acham que antes, eu acho que antes não é possível, eu ficaria com alguma coisa entre janeiro e junho de 2021.”

O diretor-presidente da Anvisa disse que há uma discussão mundial sobre o percentual da eficácia da vacina e que, por ora, não há um consenso. Disse que a agência não definiu essa questão, mas ressaltou que se está em uma situação “totalmente diferenciada” de pandemia, com uma capacidade muito elevada de causar não só mortes mas sequelas pós-cura.

Comentários