• 19/08/2020
  • por Resenha Politika

Dados

Para evitar risco de apagão estatístico no Sertão, IBGE pede colaboração da sociedade para coleta remota

Para evitar risco de apagão estatístico no Sertão, IBGE pede colaboração da sociedade para coleta remota

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, fundação pública do Governo Federal responsável por pesquisas estatísticas e levantamentos geográficos, vem enfrentando obstáculos  para coleta dos dados junto à população sertaneja. 

Com o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, o instituto viu-se obrigado a converter sua coleta presencial de pesquisas para a modalidade remota, através de telefone ou aplicativos de mensagens, visando resguardar a saúde e o bem-estar dos cidadãos informantes.

A coleta remota, entretanto, está cada dia mais difícil, devido à infinidade de golpes criados por criminosos visando captar dados sensíveis que podem gerar prejuízos às vítimas. Visando garantir que o informante de pesquisas estatísticas possa ter segurança de que está passando informações para um servidor público do IBGE devidamente capacitado, o instituto passou a divulgar cada vez mais os meios de verificação da identidade de seus entrevistadores. Os entrevistadores fornecerão a sua matrícula ou documento de identificação aos cidadãos que de mandarem quando do contato. Com a identificação do servidor do IBGE em mãos, o cidadão poderá ligar no 0800 721 8181 e consultar se quem o contatou pertence de fato ao governo.

Aos que desejarem fazer a busca pela internet, é disponibilizado o  endereço https://respondendo.ibge.gov.br. É muito importante pedirmos a colaboração da população e das instituições para com o IBGE,pois essas pesquisas são fundamentais tanto para que a sociedade saiba sua situação socioeconômica, o contexto do mercado de trabalho, taxa de desemprego e também a situação da pandemia aqui na Paraíba, entre vários outros dados, destacou Frank Vanuthy, coordenador do IBGE em Sousa e região.

O instituto teme que o nível cada vez maior de resistência às entrevistas possa inviabilizar a realização das pesquisas e consequente divulgação dos resultados, impondo um apagão estatístico.

Para a segurança de todos, o IBGE alerta que não solicita dados sensíveis dos seus informantes, tais como RG, CPF, números de contas, cartões, senhas, nem pede a numeração de códigos por mensagem. Há ainda a garantia do sigilo das informações estatísticas, que não poderão constituir nenhum tipo de prejuízo aos informantes.

A Lei 5.534/68 estabelece não só a obrigatoriedade da prestação das informações, com possibilidade de multa, mas também impõe o sigilo aos servidores do IBGE, prevendo penalidades em caso de qualquer tipo de descumprimento.

Ascom

Comentários