• 04/10/2019
  • por Resenha Politika

20% DO TOTAL NACIONAL

Pente-fino: mais de 50 mil benefícios do INSS foram suspensos ou cancelados na PB

Pente-fino: mais de 50 mil benefícios do INSS foram suspensos ou cancelados na PB

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que já suspendeu ou cancelou definitivamente o pagamento de 254 mil benefícios com indícios de fraude ou outras irregularidades, como resultado do pente-fino iniciado em julho. A economia com os cancelamentos chega a R$ 4,37 bilhões anuais, segundo informações do Estadão confirmadas pelo instituto.

Na Paraíba os benefícios cessados/suspenso a partir de janeiro deste ano somam 50.901, quase 20% do total nacional. De acordo com a assessoria de comunicação do INSS na Paraíba, a maior parte das ocorrências são limite médico e cessadas pelo Sistema de Óbitos.

A expectativa é que sejam analisados, no total, três milhões de benefícios com indícios de irregularidades apontadas pelos órgãos de controle — Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU). Também serão verificados os requerimentos iniciais e os pedidos de revisão de benefícios mais recentes, cujos prazos legais para conclusão tenham expirado até 18 de janeiro de 2019. O pente-fino tem prazo até 31 de dezembro de 2020, podendo ser prorrogado até 31 de dezembro de 2022.

Entre as irregularidades mais comuns encontradas pelo INSS estão benefícios que continuavam sendo concedidos a pessoas que já morreram, além de pagamento de benefícios de baixa renda a pessoas com rendimentos acima da faixa permitida.

De acordo com o INSS, 59% dos benefícios cancelados ou suspensos eram recebidos de forma irregular por pessoas próximas do beneficiário falecido. Também chamou a atenção o fato de servidores estaduais e municipais participarem das fraudes. Foram identificados 4,7 mil funcionários públicos que recebiam pagamentos indevidamente.

Comentários