• 26/09/2019
  • por Resenha Politika

Crime Organizado

PF desarticula lideranças de grupo responsável por ataques em Fortaleza; mandados foram cumpridos no CE e PE

PF desarticula lideranças de grupo responsável por ataques em Fortaleza; mandados foram cumpridos no CE e PE

15 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quinta-feira, 26, pela Polícia Federal contra lideranças de uma organização criminosa responsável pelos recentes ataques em Fortaleza. Os mandados foram cumpridos no Ceará e em Pernambuco.

O grupo, alvo da Operação Torre, também teria ordenado e executado ataques às torres de transmissão de energia elétrica em abril deste ano. Representadas pela autoridade policial, as medidas judiciais foram deferidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Justiça do Estado do Ceará.

Os mandados foram cumpridos com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

Investigações apontam que os crimes foram determinados por lideranças de facções que cumprem pena em presídios. Integrantes do grupo que estavam em liberdade executavam as ordens. Um dos mandados de prisão foi cumprido ainda nessa quarta-feira, 25, em Pernambuco. O homem de 45 anos é natural de Umbuzeiro, na Paraíba, e, além de integrar, é um fundador da facção criminosa responsável pelos ataques no Ceará.

Em nota, a PF informa que os investigados responderão, "conforme suas condutas, pelos crimes de dano, incêndio, participação em organização criminosa e outros que forem verificados nas investigações".

Comentários