• 22/11/2018
  • por Resenha Politika

Operação

PF prende vereador, empresários e funcionários de empresas no Sertão da PB

PF prende vereador, empresários e funcionários de empresas no Sertão da PB

A operação Recidiva, deflagrada nesta quinta-feira (22) pela Polícia Federal, prendeu um vereador do município de Teixeira, além de empresários, um advogado e funcionários de empresas.

O vereador Francisco de Assis Ferreira Tavares, conhecido por Assis Catanduba, foi preso preventivamente, enquanto o seu irmão, Sebastião Ferreira Tavares, foi preso temporariamente.

A operação teve início com a investigação com uma empresa do ramo da construção civil de Patos, Sertão Paraibano, que participava de licitações em vários municípios, mas apenas de fachadas, e não possuía equipamentos, funcionários registrados, além de não recolher FGTS ou INSS.

“No decorrer das investigações percebemos ser algo muito maior, uma organização criminosa”, afirmou o delegado da Polícia Federal, André Beltrão. O núcleo alvo da operação de hoje é formado por três empresas, com participação eventual de outras cinco.

“O presos hoje, boa parte são reincidentes e apesar das investidas dos órgãos investigativos continuam reincidindo na prática criminosa”, explicou Beltrão.

O delegado afirmou ainda que existe um braço politico na organização criminosa, responsável pela execução das obras. Segundo ele, o objetivo agora é avançar nas investigações para identifica a participação e conivência de servidores públicos.

“É o mesmo esquema, que se aperfeiçoa, mas permanece sendo essencialmente o mesmo”, avaliou o procurador da República Tiago Misael. Segundo ele, a investigação começou no MPF no início do ano e posteriormente outros órgãos se juntaram.

Ele reforçou que os pedidos de prisão estão baseados em provas robustas e no caso das preventivas, foram solicitadas para paralisar a atuação criminosa do grupo.

O superintendente da Controladoria Geral da União na Paraíba, Gabriel Aragão, revelou que auditorias feitas pelo órgão constataram a má execução de obras (quando se tentou executar).

Veja lista dos presos

Prisão preventiva (sem prazo) 

Márcio Fernandes Lustosa

Marcondes Edson Lustosa Félix – (pai de Márcio Fernandes Lustosa)

Charles Williams Marques de Morais – advogado

Ineudes Possidônio de Melo

Francisco de Assis Ferreira Tavares – vereador de Teixeira, conhecido por Assis Catanduba

Angela Oliveira Nóbrega – assessora de projetos

Prisão temporária (cinco dias, prorrogável por mais cinco)

Otávio Pires Lacerda Neto – funcionário da empresa Melf construtora

Malena Kelly Rodrigues – funcionária da empresa Melf construtora

Ednaldo de Medeiros Nunes

José de Medeiros Batista

Mayane Moreira do Vale – empresária da MM, empresa fantasma com sede no Ceará

Josinaldo da Silva Alves

Sebastião Ferreira Tavares – irmão do vereador Assis cataduba

Foragidos

Joilson Gomes da Silva – empresário de João Pessoa

Luiz Felipe Diógenes Bezerra

Comentários