• 24/11/2017
  • por Resenha Politika

Polícia Militar realiza primeiro curso de operador de drone para operações de segurança pública

Polícia Militar realiza primeiro curso de operador de drone para operações de segurança pública

Atenta às novas tecnologias que podem ajudar a segurança pública no combate aos crimes, a Polícia Militar realizou, nesta semana, do dia 20 a 24, o Curso de Especialista em Aeronaves Remotamente Pilotadas (Cerpa) para utilização de drones. Ao todo, 15 policiais passaram por cinco dias de capacitação no Centro de Educação, em João Pessoa.


As instruções tiveram por objetivo capacitar o policial para atuar com as aeronaves não tripuladas em operações policiais, levantamento de informações, busca e apreensão de suspeitos em áreas de difícil acesso, e crimes ambientais. Os policiais passaram por disciplinas de pilotagem, legislação, operação e planejamento, manutenção e montagem de drones.


Segundo o capitão Luiz Carlos Pantaleão, coordenador de Tecnologia da PM, outra intenção do curso foi nivelar o conhecimento desses primeiros alunos para eles serem multiplicadores da prática no estado. “Os policiais capacitados aqui poderão treinar e formar outras turmas, para atuação em toda a Polícia Militar no estado”, disse.


Há dois anos, a PM utiliza aeronaves não tripuladas como os drones e, com o curso, os policiais formados poderão colaborar na padronização de procedimentos e doutrinas de operações aéreas.


De janeiro a setembro deste ano, a Polícia Militar utilizou drones 60 vezes em operações policiais, planejamento e instruções, auxiliando na prisão e busca de suspeitos. Em uma dessas ocorrências, registradas em agosto, um drone da PM visualizou quando um suspeito de tráfico tentou fugir pelo telhado das casas, durante operação. A PM deteve o suspeito e apreendeu crack, maconha e cocaína.


Assessoria

Comentários