• 01/06/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

PP ganha fundo bilionário do MEC; PL deve assumir Banco do Nordeste

PP ganha fundo bilionário do MEC; PL deve assumir Banco do Nordeste

O governo federal trocou nesta segunda-feira (1) a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O novo presidente do FNDE é Marcelo Lopes, ex-chefe de gabinete do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI). A informação está no Diário Oficial da União (íntegra)

O órgão do Ministério da Educação é responsável pela maioria das ações de educação básica e tem orçamento previsto para 2020 de R$ 29,4 bilhões.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, vinha resistindo a trocar o comando do órgão para indicar um nome ligado a um partido. No entanto, pressão do próprio presidente Jair Bolsonaro o fez recuar. Weintraub recebeu Lopes em seu gabinete há duas semanas.

O presidente nacional do PP é o segundo senador com mais inquéritos judiciais, são cinco. A informação está em levantamento feito pelo Congresso em Foco.

Também é esperada para essa semana a troca da presidência do Banco do Nordeste. Deputados do PL são os responsáveis pela indicação. Membros do partido ouvidos pelo Congresso em Foco confirmam a expectativa para que isso aconteça em breve.

O PL é comandado informalmente pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, que participou do esquema do mensalão.Quem faz intermediação da indicação é a bancada do PL no Ceará, estado onde o banco estatal é sediado.

O nomeado deve ser Alexandre Cabral, que foi presidente da Casa da Moeda e secretário de Turismo do Ceará. O atual presidente Romildo Rolim havia sido indicado pelo ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE).

Comentários