• 24/09/2020
  • por Resenha Politika

Fisco

Prazo de adesão ao Programa Sefaz Sem Autuação encerra dia 30 de setembro

Prazo de adesão ao Programa Sefaz Sem Autuação encerra dia 30 de setembro

O prazo para adesão ao Programa Sefaz Sem Autuação será encerrado no dia 30 de setembro. Para ampliar o número de empresas inclusas, o Governo da Paraíba elevou de 12 para até 24 meses o prazo de parcelamento dos débitos para regularização fiscal. Poderão ser inclusas as pendências de multa por infração do ICMS dos fatos geradores entre janeiro e julho de 2020; e também as parcelas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) e do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep).

 O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, alertou empresários notificados e aqueles que estão buscando fazer a regularização espontânea no portal da Sefaz para não deixarem a adesão ao programa para a última hora, pois evitarão imprevistos e riscos no sistema. “Além do formulário eletrônico de adesão, os empresários vão precisar também fazer o pagamento da primeira parcela ou então do valor total na opção à vista até o dia 30 de setembro”, explicou.

O Sefaz sem Autuação foi lançado pelo Governo da Paraíba com o objetivo de amenizar os impactos econômicos e financeiros, causados pela pandemia da Covid-19, que afetaram os caixas das empresas paraibanas em decorrência da redução abrupta da atividade econômica.

Como aderir ao programa – Como as repartições fiscais continuam fechadas devido à pandemia, o programa será acessado de forma online. O contribuinte poderá fazer a sua adesão e autorregularização na página principal do portal da Fazenda Estadual www.sefaz.pb.gov.br Basta clicar no banner central “Sefaz sem Autuação” e “Acessar Formulário”. No banner do programa, a Sefaz também disponibilizou telefones de cada uma das cinco Gerências Regionais para esclarecer dúvidas dos contribuintes sobre o novo programa.

Adesão evita auto de infração com multas – Com a adesão ao programa, o contribuinte vai evitar também a lavratura de auto de infração, com multas que podem chegar até a 100% do valor do tributo, a representação fiscal para fins penais, além de permitir a manutenção dos regimes especiais e benefícios fiscais vigentes dos contribuintes. Caso fosse aplicada a multa por infração sem o novo programa,  segundo as legislações vigentes, os valores poderiam chegar a um aumento de até 100%.

Opções de pagamento – Ao contribuinte será permitido o pagamento dos débitos tanto na opção à vista ou, agora, no parceladamente de até 24 vezes em condições extraordinárias. O pagamento à vista ou a primeira parcela deverá ocorrer até o dia 30 de setembro de 2020, data limite de adesão.

Débitos sujeitos ao programa – Os contribuintes paraibanos com inscrição estadual poderão incluir todos os débitos tributários relacionados ao ICMS, FEEF e FUNCEP no período de janeiro a julho, declarados pelos contribuintes; detectados em monitoramento pelo Fisco Estadual ou confessados pelos contribuintes, com exigibilidade suspensa ou não, ou que tenham sido objeto de parcelamento anterior, não integralmente quitado, ainda que cancelado por falta de pagamento.

Comentários