• 19/04/2021
  • por Resenha Politika

Economia e Saúde

Preço dos remédios do ‘kit intubação’ tem aumento de até 894%, diz estudo

Preço dos remédios do ‘kit intubação’ tem aumento de até 894%, diz estudo

Em meio à dificuldade de abastecimento dos hospitais do Brasil com os medicamentos necessários para intubar pacientes graves, especialmente com Covid-19, uma pesquisa obtida com exclusividade pela CNN mostra que o preço dos remédios que compõem o chamado "kit intubação" aumentou em até 894%.

Outro dado do levantamento é que 70% da demanda não foi atendida pelos fornecedores no mês de abril, resultado do aumento expressivo da procura e da falta de alguns desses itens no mercado.

Os dados foram compilados pela Bionexo, multinacional brasileira que atende cerca de 40% dos hospitais privados no país e é referência em pesquisas na área de saúde, como do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais, elaborado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O remédio com maior aumento foi o Midazolam, da classe dos benzodiazepínicos, utilizado na sedação dos pacientes. Nas últimas semanas, o preço cresceu 894% em relação aos meses anteriores à pandemia e chegou ao maior patamar de todo o período de enfrentamento do novo coronavírus.

Comentários