• 09/05/2018
  • por Resenha Politika

Prefeito de Bom Jesus afirma que não sabe como pagar piso dos professores e vereador diz que falta boa vontade

Prefeito de Bom Jesus afirma que não sabe como pagar piso dos professores e vereador diz que falta boa vontade

Apesar de ser ilegal, deixar de pagar o piso salarial para os professores não tem uma punição específica. A legislação que criou o valor mínimo inicial para a carreira, em 2008, não estabeleceu qualquer tipo de sanção em caso de descumprimento. Nem multa nem alguma certidão negativa, que crie dificuldades para a administração pública até que o problema seja resolvido.

Assim, o prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma (PSD), ainda não começou a pagar o piso e os professores do município estão revoltados com a situação.

Em entrevista recente a Rádio Difusora de Cajazeiras, o gestor afirmou que o projeto para aprovação dos vereadores será enviado, mas que não sabe como pagar o piso por não ter dinheiro suficiente. " O aumento é significativo e vai onerar a folha," disse.

Sobre a justificativa majoritária do prefeito de que os valores do piso sobem acima da inflação e de que não dispõem de recurso em caixa para pagar, o vereador Américo Vespúcio (PSB) acredita que se trata, muitas vezes, de uma desculpa.

“Claro que há município com dificuldade, mas não falta dinheiro. Falta gestão do recurso, que tem sido mais escasso nesses anos de crise”, diz. A Prefeitura de Bom Jesus não têm, por exemplo, uma estrutura para cobrar impostos atrasados, que poderia incrementar a arrecadação," comentou o parlamentar.

Por Gilberto Lira - Resenha Politika

 

Comentários